Autofit Section
TJRJ lança Portal do Conhecimento
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 15/01/2019 14:18
Ferramenta funciona como base de dados jurídicos; confira vídeo explicativo

 

 

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) lançou o Portal do Conhecimento na internet, resultado de parceria entre o Departamento de Gestão dos Acervos do Conhecimento, da DGCOM, e a Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJRJ. O Portal pode ser acessado pelo site do TJRJ ou pelo endereço /web/portal-conhecimento/. Desenvolvido com dados do Banco do Conhecimento – que reúne jurisprudência, legislação, doutrina e memória institucional – o portal absorve e amplia conteúdos, dá suporte no processo de tomada de decisões judicias e administrativas, além de favorecer a comunicação com a sociedade civil.

Inovações

 

Uma das grandes novidades trazidas pelo Portal do Conhecimento é o acesso facilitado do usuário aos atos oficiais do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. O sistema permite que se busque por mais de um tipo de ato normativo e de órgão de origem, que ficam listados por ordem decrescente de quantidade de acessos. A consulta por palavra-chave faz a pesquisa em todos os campos do ato oficial (ementa, texto integral, assunto, etc.) e a pesquisa avançada permite ao usuário selecionar filtros adicionais visando melhor representar um requisito de pesquisa. O sistema disponibiliza manual de utilização com o objetivo de expor de forma clara e direta todas as suas funcionalidades.

 

O Banco de Ações Civis Públicas, que já recebeu menção honrosa no Prêmio Innovare de Melhores Práticas em 2009, passa a ser denominado "Ações Coletivas". Seu acervo abrange petições iniciais, decisões liminares, sentenças e acórdãos referentes a ações de mandado de segurança coletivo, ações civis de improbidade administrativas, ações populares, além das ações civis públicas.

 

Já a Pesquisa Selecionada, que oferece resultado de pesquisas sobre determinados temas jurídicos, e contabilizou mais de 45 mil acessos em 2018, passa a dispor de ferramenta que permite tanto a pesquisa por tema livre como por ramo do direito.

 

Foi desenvolvido ainda um novo sistema de busca para as Sentenças Selecionadas, banco de dados com mais de duas mil sentenças encaminhadas por magistrados, classificadas de acordo com a tabela alfabética do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e indexadas.

 

O Portal também conta com uma área de notícias e fotos referentes à gestão do conhecimento e às ações relevantes para o público interno e externo das unidades do TJRJ.

 

Visual moderno, fácil navegabilidade e responsivo

 

A arquitetura desenvolvida permite ao usuário o acesso rápido e preciso às informações de seu interesse, já que o Portal do Conhecimento tem leiaute responsivo, que se adapta automaticamente à visualização em dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

 

A área Gestão em Destaque, além do conhecido informativo de suspensão de prazos e de expediente forense, com mais de 130 mil acessos no biênio 2017/2018, coloca à disposição dos setores do TJRJ interessados espaço para divulgarem ações relacionadas as suas competências.

Fonte: DGCOM/DECCO