Autofit Section
Movimentação de Expedientes ganha novas instalações
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 30/09/2019 16:47

Um espaço claro, arejado e com maior visibilidade. A nova sala da Divisão de Movimentação de Expedientes (Dimex) foi inaugurada nesta segunda-feira (30/9) com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Claudio de Mello Tavares, e de vários magistrados e servidores.

- Este é mais um marco da atual administração. Estamos inaugurando outra obra que vai propiciar mais conforto para um trabalho profícuo, com eficiência. Temos que dar dignidade e prestar jurisdição adequada a essa população que tanto carece de justiça – destacou o presidente do TJ.

- Quero deixar um legado do bem. Se você faz o bem, colhe o bem – enfatizou.

Setor movimenta cerca de 50 toneladas de documentos por mês

A Dimex é responsável por coordenar, controlar e movimentar os expedientes das unidades organizacionais do Tribunal de Justiça do Rio, através do monitoramento da expedição e do recebimento de correspondências. Também cabe à Divisão protocolar, cadastrar e autuar documentos administrativos e estabelecer diretrizes para o planejamento e execução dos serviços de mensageria e malote, tanto internos quanto externos ao Fórum Central. Fazem parte da divisão os serviços de mensageria, correspondência e protocolo e arquivo.

- Somos uma unidade que é atividade-meio, mas é a que mais tem interface com todas as unidades do tribunal - observou a diretora da Divisão de Movimentação de Expedição, Fernanda Cunha Otero Gobetti.

Ela conta que o setor é responsável, por exemplo, pela entrega de documentos em outras instituições, como Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Procuradorias Gerais do Estado e do município.

- O impulso processual passa pela Dimex. Somos o sangue que movimenta todas as correspondências que o TJ recebe e expede – completou.

Trabalham no setor cerca de 130 pessoas, sendo 60 mensageiros. Nele são movimentados cerca de mil documentos por mês, um volume correspondente a cerca de 50 toneladas. O novo espaço fica ao lado do Plantão Judiciário e as instalações permitem maior integração da equipe e atendimento mais adequado às necessidades de usuários e servidores.

Estiveram presentes também na inauguração os juízes auxiliares da Presidência Luiz Umpierre de Mello Serra, Marcello Rubioli e Leandro Loyola; a presidente da Associação Beneficente dos Amigos do Tribunal de Justiça do Rio (Abaterj), desembargadora Eunice Caldas; os diretores-gerais de Logística (DGLOG), Francisco Budal, e de Apoio aos Órgãos Jurisdicionais (DGJUR), Alessandra Anátocles, e a diretora do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape), Rosilea Palheiro, entre outros servidores.

Fotos: Brunno Dantas/TJRJ

SP/FS

Galeria de Imagens