Autofit Section
CGJ capacita NURs na utilização dos sistemas MAS e MAC para auxiliar nas fiscalizações extrajudiciais
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 18/01/2021 12:01

A equipe de Selo Eletrônico realizará um treinamento sobre os sistemas MAS e MAC para juízes dirigentes dos Núcleos Regionais (NURs) e seus servidores, conforme determinado pelo Corregedor-Geral, desembargador Bernardo Garcez.

Tais sistemas foram disponibilizados aos NURs recentemente para que possam atuar na fiscalização dos atos eletrônicos extrajudiciais — contribuindo com o trabalho que já é realizado pela Divisão de Fiscalização Extrajudicial (DIFEX) e coordenado pela juíza auxiliar da CGJ Aline Pessanha.

Com isso, houve a necessidade de capacitação, com a apresentação das principais funcionalidades das plataformas. O treinamento será realizado de forma online, por meio da plataforma Microsoft Teams, no dia 21/01/2021, às 15h.

Sistemas MAS e MAC

O sistema MAS - Módulo de Apoio ao Serviço - é utilizado para transmissão de todos os atos dos cartórios para a Corregedoria. Já o MAC - Módulo de Apoio à Corregedoria - permite a verificação de tais transmissões, por meio da extração de relatórios.

Vale ressaltar que, com a implementação dos atos eletrônicos, a transmissão do código “hash”, da “url” do ato e da pasta de documentação (dossiê) tornou-se obrigatória. Dessa forma, a Corregedoria tem acesso à pasta armazenada na nuvem com os arquivos relacionados aos atos eletrônicos praticados por cada cartório extrajudicial, o que viabiliza a fiscalização virtual.