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Consulta ao Acervo

 
Pesquisa Processos: 

 

Orientações para Consulta

1- As consultas ao acervo sob a responsabilidade do Museu da Justiça têm por objetivo a produção de conhecimento histórico e científico.

2- As consultas são condicionadas ao cadastramento do usuário junto ao Serviço de Acervo Textual e Audiovisual e de Pesquisas Históricas - SEATA, mediante apresentação de original e cópia do documento de identidade e do comprovante de residência.

3- O usuário identifica os documentos de interesse à sua pesquisa na página do Museu da Justiça (campo de busca acima).

4- O usuário encaminha ao SEATA, pessoalmente ou pelo correio eletrônico dgcom.seata@tjrj.jus.br, o formulário de solicitação de consulta (FRM-DGCOM-054-02) devidamente preenchido.

5- Somente é disponibilizado para consulta, o documento que, após exame do seu estado de conservação ou raridade, possa ser manuseado.

6- Caso a solicitação refira-se a documentos já digitalizados ou que não possam ser manuseados, o usuário tem acesso somente ao formato digital.

7- Após ser informado da disponibilização do documento, o usuário tem 15 dias para iniciar a pesquisa. Caso não compareça, somente após 15 dias poderá ter outra solicitação aceita.

8- O acervo, em sua maior parte, é composto de documentos manuscritos do século XIX, que requerem do usuário alguma familiaridade com leitura paleográfica.

9- É permitido ao usuário a cópia digital, mediante uso de câmera própria e sem flash, e autorização para terceiros realizarem a consulta em seu nome.

10- A aquisição de luvas e máscara é de responsabilidade do usuário.

11 - O atendimento ao usuário ocorre de segunda a sexta-feira de 11h às 17:30h.

Rua Dom Manuel, 29, Centro, sala 304 / Tel.: (0XX21)3133-3765 /dgcom.seata@tjrj.jus.br

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