Assessoria Imprensa (Dest. Foto/Texto)

Retornar para página inteira

Mediadores do TJRJ aprendem técnicas de negociação imobiliária

Notícia publicada pela Assessoria de Imprensa em 2013-02-19 12:54:26.0

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Rio promove nesta terça-feira, dia 19, e na próxima quinta-feira, dia 21, das 9h às 17h, o curso “Técnicas de negociação voltadas para os conflitos imobiliários” para 90 mediadores em atuação no Poder Judiciário fluminense. O evento está sendo realizado no Auditório Nelson Ribeiro Alves, no 4º andar do Fórum Central, na Avenida Erasmo Braga, 115.

“Esse evento é um encontro que dá continuidade a um acordo de cooperação celebrado entre o TJ do Rio e a Câmara Imobiliária de Mediação e Arbitragem (Cima). Esta entidade de grande prestígio no campo do Direito Imobiliário tem contribuído de forma consistente e efetiva com o programa de mediação do Nupemec”, ressaltou a coordenadora do Nupemec, desembargadora Marilene Melo Alves, lembrando ainda que, com as aulas, os mediadores do Tribunal de Justiça do Rio estão se preparando para melhor atender às partes na agenda concentrada de mediação envolvendo incorporadores e construtoras de imóveis.

Para a desembargadora Marilene Melo Alves, esses processos sobre temas imobiliários são de extrema complexidade e exigem muito do juízo cível. “Lá se discutem a eleição de índices variados, questões de engenharia e de contabilidade, tudo resultando em autos volumosos e de longa tramitação”, afirmou. Segundo a coordenadora do Nupemec, a expectativa é de que, no prazo de seis meses, com a implantação das agendas concentradas de mediação, os mediadores estejam alcançando um índice de cerca de 500 acordos homologados e fazendo o serviço equivalente ao de 20 varas cíveis em número de sentenças.

O advogado Hamilton Quirino, presidente da Cima, contou que o objetivo do curso é mostrar questões práticas dos diversos setores imobiliários. “Por serem questões com muita ocorrência, estamos trazendo especialistas com conhecimentos práticos para serem usados no dia-a-dia”, explicou.

Durante as aulas serão abordados os seguintes temas: documentação necessária à compra e venda de imóvel e elaboração do sinal e princípio de pagamento, compra e venda de imóvel na planta, locação imobiliária e condomínio.