Assessoria Imprensa (Dest. Foto/Texto)

Retornar para página inteira

Emerj: desembargador Cavalieri ministra palestra em curso de formação de magistrados

Notícia publicada pela Assessoria de Imprensa em 2017-02-16 16:26:00.0

Os juízes aprovados no último concurso para a magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) receberam visita do procurador-geral do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Sergio Cavalieri Filho (aposentado), na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). O diretor-geral da escola, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e o juiz do TJRJ Ricardo Lafayette Campos também participaram do encontro. A palestra foi nesta quarta, dia 15.

O desembargador Cavalieri abordou aspectos práticos da jurisdição, sua história e experiência de 39 anos na magistratura. Ele atuou em diversas funções, iniciando sua carreira na magistratura como juiz do antigo Estado da Guanabara e antes de se aposentar foi diretor da EMERJ e presidente do TJRJ no biênio 2005/2006.

O diretor-geral da EMERJ destacou a presença do desembargador Cavalieri. “Hoje, quando me refiro à EMERJ, me refiro à Escola de antes e depois do desembargador Cavalieri. Sua gestão como diretor da EMERJ foi um marco, e, posteriormente, ao ser eleito como presidente deste Tribunal de Justiça, também deixou sua marca na administração”. Completou ainda: “O objetivo de sugerir o nome do desembargador Cavalieri para participar do curso de formação foi possibilitar a vocês, juízes que estão ingressando no Tribunal, conhecer a história desse magistrado e sua rica experiência como gestor”.

Ao debater os aspectos práticos da jurisdição, Cavalieri pontuou a relação entre a concretização de direitos e a jurisdição: “Não adianta proclamar direitos sem que eles sejam concretizados, e não há outro meio de garantir direitos senão através da jurisdição. Daí a relevância prática, efetiva do juiz, já que é quem exerce a jurisdição. A doutrina e a teoria são importantes, mas a efetividade do Direito é essencial”, frisou o palestrante.

Curso de Formação Inicial de Magistrados

Ministrado pela EMERJ, o curso tem por finalidade proporcionar aos novos juízes a formação específica para a atividade judicante, desenvolvendo nestes as habilidades necessárias para o pleno exercício da magistratura. O curso é credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) e terá a duração de quatro meses, com carga horária de 582h.

Fonte: Assessoria de Comunicação Emerj 

Foto: Rosane Naylor