Assessoria Imprensa (Dest. Foto/Texto)

Retornar para página inteira

'Música no Palácio' apresenta quarteto de cordas

Notícia publicada pela Assessoria de Imprensa em Wed Jun 14 18:33:00 BRT 2017

A série de concertos de câmara “Música no Palácio” promovida pelo Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário, em parceria com a Escola de Música da UFRJ, apresentará na terça-feira, dia 20, às 19h, o Quarteto Atlântico, que abrilhantará a série com peças consagradas para quarteto de cordas. A apresentação única será realizada na Sala Multiuso do CCMJ, localizada no pavimento térreo do Antigo Palácio da Justiça, na Rua Dom Manuel 29, Centro, Rio de Janeiro (atrás do Fórum).  A entrada é franca e a distribuição de senhas ocorrerá a partir das 18h30min.

O Quarteto Atlântico, formado pelos músicos Ivan Scheinvar, Rafael Dias Belo, João Senna e Lauro Lira, detém um currículo que lhe confere um destaque especial no cenário da música de câmara. Esses jovens músicos, vindos de locais distintos do país, se encontraram na cidade do Rio de Janeiro, onde uniram suas experiências individuais, dando vida a um produto estético homogêneo como quarteto, prova da afinidade artístico-musical entre eles.

Os integrantes possuem extensa experiência na música de concerto em recitais individuais, em pequenos grupos, ou integrando as principais orquestras do estado. Ivan Scheinvar, além de músico convidado da orquestra Petrobrás Sinfônica, é membro do naipe de primeiros violinos da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo atuado em 2016 como spalla interino. Rafael Dias Belo é primeiro violino convidado e João Senna é violista (terceiro solista) na mesma orquestra. Lauro Lira é chefe de naipe de violoncelos da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

O repertório do grupo possui alta complexidade técnica e oferece ricas possibilidades de execução artística, incluindo, além de peças clássicas, obras de compositores atuais. O quarteto se dedica também à pesquisa de música popular e à apresentação de composições latino-americanas arranjadas especialmente para eles.

A série tem curadoria do professor Marcelo Jardim, diretor artístico da Escola de Música da UFRJ desde 2015. O programa privilegia a música de câmara, em suas variadas formações instrumentais e tradições musicais, abrigando uma das mais ativas programações de música erudita da cidade. Os concertos são apresentados na Sala Multiuso do CCMJ ou em salões e tribunais históricos do Antigo Palácio da Justiça.

Serviço:

“Música no Palácio”- Concertos de Câmara

20/6 – “Quarteto Atlântico”

Ivan Scheinvar /violino

Rafael Dias Belo/violino

João Senna/viola

Lauro Lira/cello

Local: Sala Multiuso

Antigo Palácio da Justiça

Rua Dom Manuel 29 - Térreo - Centro - Rio de Janeiro - RJ

Telefones: 55 21 3133-3366 / 3133-3368

Entrada Franca

Distribuição de senhas: 18h30min