Assessoria Imprensa (Dest. Foto/Texto)

Retornar para página inteira

Emerj celebra 29 anos com entrega de medalhas do mérito

Notícia publicada pela Assessoria de Imprensa em 2017-12-06 13:38:00.322

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) completa 29 anos em dezembro. Durante sua longa caminhada, tornou-se referência entre as escolas de juízes do país e na formação de bacharéis em Direito e advogados, que buscam a carreira da magistratura ou uma especialização na profissão. 

Para celebrar a data e homenagear personalidades que contribuíram para a formação ou qualificação dos magistrados fluminenses, e também os que prestaram relevantes serviços à Escola, foi realizada na segunda-feira, dia 4, a solenidade de entrega da medalha do mérito. 

A abertura da solenidade foi feita pelo diretor-geral da Escola, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, que assumiu a função em fevereiro deste ano. O diretor destacou como exitoso o ano de 2017. “Desde que assumimos a direção geral da escola, nosso propósito foi o de renovar, resgatando sua importância no cenário nacional entre as escolas judiciais no Brasil. Hoje, ela é uma nova escola, dinâmica, atualizada, com vida e luz, atenta às diretrizes mais modernas de ensino”, disse.     

O diretor afirmou que “nesse momento de luz e de festa, a Escola da Magistratura se curva aos homenageados, para os quais deve a mais alta distinção: a medalha do mérito da Emerj. Os agraciados de hoje contribuíram de alguma forma, alguns com o seu saber, outros com apoio direto e indireto na área de formação e qualificação dos magistrados, outros na divulgação do bom nome da Escola; mas o fato é que todos contribuíram para que a Emerj de hoje se tornasse uma escola judicial moderna, eficiente e atuante. Recebam os agraciados o nosso carinho, o nosso respeito e o nosso obrigado”. 

Foram 28 os agraciados com a honraria máxima. As medalhas foram entregues pelo diretor-geral da Escola, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; pela 1ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargadora Elisabete Filizzola Assunção; pelo ex-diretor da Emerj no biênio de 2015/2016, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa; pelo vice-presidente do Conselho Consultivo, desembargador Mauro Dickstein; e pelo diretor adjunto administrativo, desembargador Claudio Luiz Braga dell´Orto.  

No final, o desembargador Adriano Celso Guimarães – um dos agraciados – discursou em nome de todos os outros homenageados. “Todos que hoje receberam a medalha contribuíram para o engrandecimento dessa casa do saber e para o aprimoramento na formação de magistrados e profissionais do Direito”, considerou.  

Compuseram também a mesa, o 2º vice-presidente da Amaerj, juiz Ricardo Alberto Pereira, e a presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade Lima.     

  

Os agraciados com a Medalha de Mérito da Emerj no ano de 2017 foram: 

1.    A ministra do STJ e diretora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Maria Thereza Moura; 

2.     O desembargador aposentado do Rio Grande do Sul e presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, Eládio Luiz da Silva Lecey;  

3.      O desembargador do TJRJ Adriano Celso Guimarães; 

4.      O desembargador do TJRJ Carlos José Martins Gomes; 

5.      A desembargadora do TJRJ Maria Regina Fonseca Nova Alves; 

6.     O desembargador do TJRJ e presidente do Fórum Permanente dos Juízos Cíveis da Emerj, Adolpho Correa de Andrade Mello Junior; 

7.      O desembargador do TJRJ João Ziraldo Maia; 

8.      O desembargador do TJRJ Carlos Eduardo Freire Roboredo; 

9.      O desembargador do TJRJ e vice-presidente do Fórum Permanente de Segurança Pública e Execução Penal da Emerj, Luciano Silva Barreto; 

10.  O desembargador do TJRJ e presidente Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação, César Felipe Cury; 

11.  O desembargador do TJRJ Gilberto Clóvis Farias Matos; 

12.  O desembargador do TJRJ Werson Franco Pereira Rêgo; 

13.   A desembargadora do TJRJ Maria Isabel Paes Gonçalves; 

14.  O desembargador do TJRJ Luiz Fernando de Andrade Pinto; 

15.  O secretário-geral da Enfam, juiz Carl Olav Smith;   

16.  A juíza do TJRJ Fernanda Xavier de Brito; 

17.   O juiz do TJRJ João Marcos de Castello Branco Fantinato; 

18.  A juíza do TJRJ e presidente do Fórum Permanente de Direito do Ambiente da Emerj, Admara Falante Schneider; 

19.  O juiz do TJRJ Ricardo Lafayette Campos; 

20.  O juiz do TJRJ Alberto Republicano de Macedo Junior; 

21.  A servidora do TJRJ e secretária-geral da Emerj, Ana Cristina Sargentelli Porto; 

22.  A servidora do TJRJ e assessora do gabinete da Emerj, Márcia Relvas de Souza;  

23.  A professora Maria Helena Barros de Oliveira, coordenadora do mestrado da Emerj em parceria com a Fiocruz; 

24.  O professor da Emerj Alexandre Martins Flexa; 

25.   O advogado Célio Erthal Rocha; 

26.  A colaboradora da Emerj Fernanda Lidimara Barbosa; 

27.  O colaborador da Emerj Rafael Gomes de Matos; 

28.  A colaboradora da Emerj Marcia Matos Nascimento.  

  

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da Emerj