Publicador de conteúdo web

Ruy Barbosa e Têmis

 

O grande jurista brasileiro Ruy Barbosa foi o primeiro personagem histórico do programa ''Por dentro do Palácio'', em 2011. Em sua segunda edição, 2012, Têmis, a deusa grega das leis e dos juramentos, foi a escolhida para ser a guia da visita. No terceiro e quinto anos consecutivos, 2013/2015, os visitantes passaram a ser ciceroneados pela dupla Têmis e Ruy Barbosa, que, juntos, apresentam os tribunais e salões do Antigo Palácio da Justiça.

"Aos que não me conhecem, faço questão de apresentar-me: Ruy Barbosa" é o início da apresentação do personagem Ruy Barbosa, que após listar seus títulos, entre eles jurista e presidente da Academia Brasileira de Letras, completa: "Recebo vocês simplesmente como Ruy Barbosa, o cicerone na empreitada de guia-los pela história e magnitude deste imponente edifício que é o Antigo Palácio da Justiça".

Têmis também saúda os visitantes de forma singular. Deusa das Leis e dos Juramentos, ela recebe os visitantes, a quem chama de mortais no hall do Antigo Palácio da Justiça e afirma: "Recebo-lhes, oh divinos humanos, sob os altos tetos deste saguão que me faz lembrar o Olimpo, minha casa grega, e diante destas escadarias de mármore, que nos recordam os mais belos edifícios que povoam a Magna Grécia".

A apresentação da dupla de cicerones Ruy Barbosa e Têmis acontece às quintas-feiras, em visitas agendadas para escolas, universidades e grupos, e aos sábados em visitas abertas. Consulte a programação.


 

Para agendamento, entrar em contato com:
Secretaria do CCPJ-Rio
Das 10h às 18h, pelos telefones 3133-3366 e 3133-3368.
E-mail: ccpjrio@tjrj.jus.br

 

Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro
Antigo Palácio da Justiça
Rua Dom Manuel, 29, térreo. Centro. Rio de Janeiro - RJ
55 21 3133-3366 / 3133-3368.
ccpjrio@tjrj.jus.br