Publicador de conteúdo web

Imperadores Justiniano e Teodora

 

A magia do teatro invade os corredores e salões do Antigo Palácio da Justiça com a apresentação do casal de cicerones Justiniano e Teodora. Ele nascido em berço de ouro, ela uma plebeia. Uma história que reúne todos os elementos para prender a atenção dos visitantes do início ao fim.

Justiniano, o Grande, o mais importante dos imperadores romanos do oriente, ou como é conhecido nos dias de hoje, do Império Bizantino, ordenou que fossem pesquisadas, organizadas e catalogadas diversas leis esparsas do direito romano em um compêndio chamado Corpus Juris Civilis. Essas leis reunidas serviam de base para o sistema jurídico de diversos países do ocidente, entre eles o Brasil.

Apaixonou-se pela atriz cômica Teodora oriunda de uma família pobre que desde criança tinha que trabalhar para ajudar a mãe. Bela e ambiciosa, não aceitou a condição de amante e impeliu Justiniano e enfrentar as barreiras legais que impediam a união de um nobre com uma plebeia. A promulgação de uma lei permitiu o casamento e em 527, tornaram-se o Imperador e a Imperatriz do Oriente.

A apresentação da dupla de cicerones Justiniano e Teodora estreou em 2015 e, desde então, os Imperadores de Bizâncio tem a nobre tarefa de apresentar o palácio e também contar algumas façanhas do seu grandioso império. As visitas agendadas para escolas, universidades e grupos acontecem às terças-feiras, e as abertas aos sábados.

 

 

Para agendamento, entrar em contato com:
Secretaria do CCPJ-Rio
Das 10h às 18h, pelos telefones: 3133-3366 e 3133-3368
E-mail: ccpjrio@tjrj.jus.br

 

 

Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro
Antigo Palácio da Justiça
Rua Dom Manuel, 29, térreo. Centro. Rio de Janeiro - RJ
55 21 3133-3366 / 3133-3368.
ccpjrio@tjrj.jus.br