Publicador de conteúdo web

CCMJ - Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário

A Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro à frente do biênio 2017/2018, propôs, na mais recente reforma da sua estrutura organizacional - Resolução TJ/OE nº 01/2017 -, a unificação dos setores de "memória" e "cultura" do TJRJ, representados respectivamente pelo Museu da Justiça e pelo Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio).

 
A unificação visa otimizar, fortalecer e engrandecer as missões de "preservar e difundir a memória do Judiciário"; e de "cultivar e disseminar, por meio da cultura e da arte, valores de justiça, contribuindo com a pacificação social".
 
O Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ), no cerne de sua nova identidade, alimenta o objetivo de estimular e disseminar o conhecimento, seja o histórico ou o contemporâneo, por intermédio de competências que se complementam. Nessa nova visão, cultura e arte andam de braços dados com a memória e a história institucionais, aliando a vanguarda da aquisição do conhecimento - cultural e artístico - ao embasamento histórico, necessários ao pleno entendimento da evolução da Justiça e da Sociedade.
 
No berço histórico da cidade, rodeado por nobres vizinhos, o Antigo Palácio da Justiça, expressivo por sua imponente arquitetura eclética, datada do início do século XX, torna-se o cenário ideal para abrigar a Agenda Cultural promovida pelo Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ). Sua programação fomenta a aliança saudável entre Judiciário e Sociedade, enriquecendo e ampliando a atuação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro como polo promotor de transformação social.

 

 

Publicador de conteúdo web

Agenda Cultural Destaques do Mês

ABRIL

"Da Pedra ao Palácio" - Visita mediada por arte-educadores

  • Setor Educativo do MJ-CCPJ

Agendadas: todas as terças e quintas-feiras, às 11h e 14h,

Abertas à população: 29/4, às 16h, sábado.

Local: APJ

"Música no Palácio" - Concertos de Música Câmara

  • Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Data e Horário: 11 e 25/4, terças-feiras, às 19h

11/4 - Standards Spirituals

25/4 - Quinteto de Metais MP5

Local: Sala Multiuso