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Departamento de Informações Gerenciais da Prestação Jurisdicional - DEIGE

Diretor: RODRIGO DE OLIVEIRA ROCHA
Tel: 3133-4084
Localização:
Av. Erasmo Braga, 115 - Lâmina II - 10° andar - sala 1016 - Fórum Central
Telefones: 3133-3145 / 3409

 

Estrutura do Departamento:
Divisão de Análise de Indicadores - DIANI
Diretora: Josiane Wolski
Tel.: 3133-3427

Serviço de Análise e Cadastro de Informações Gerenciais
Chefe de Serviço: Garibaldo da Costa Araújo
Tel.: 3133-3201

Divisão de Coleta e Tratamento de Dados - DICOL
Diretora: Andressa Silva Santos
Tel.: 3133-1911

Serviço de Extração de Informações Estatísticas da 1ª Instância
Chefe de Serviço: Wedison Gonçalves Lauria
Tel.: 3133-2168

 

Atribuições:
Resolução TJ/OE 01/2017 - Anexo XXXIX
Art. 267.
Cabe ao Departamento de Informações Gerenciais da Prestação Jurisdicional:

a)      prestar apoio administrativo, técnico e operacional à COMAQ;

b)      propor, executar e controlar a política de divulgação dos dados estatísticos do PJERJ, considerando o seu planejamento estratégico institucional e as políticas e orientações do Conselho Nacional de Justiça;

c)       formular, implantar, monitorar e avaliar a gestão da estatística do Tribunal de Justiça;

d)      aprovar previamente a divulgação de qualquer dado estatístico do Tribunal de Justiça relativo às serventias judiciais de primeiro grau de jurisdição;

e)      receber demandas e sugestões relacionadas à modificação da coleta e divulgação de dados estatísticos e definir prioridades na formulação e execução das modificações sugeridas;

f)       fornecer dados estatísticos à Assessoria para Assuntos Referentes ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ);

g)      propor à Presidência do Tribunal de Justiça a criação de parâmetros para as estatísticas;

h)      informar a produtividade do grupo de sentenças e de acumulação e auxílio dos Magistrados;

i)        disponibilizar informações estatísticas para órgãos do Poder Judiciário, bem como para órgãos externos;

j)        realizar a gestão de pessoal e da infraestrutura do Departamento.

 

Art. 269. Cabe à Divisão de Coleta e Tratamento de Dados:

a)      supervisionar a elaboração de relatórios estatísticos baseados em dados extraídos dos sistemas de informática;

b)      emitir e enviar relatórios estatísticos de acordo com solicitações originadas de diversos órgãos internos e externos, podendo delegar tal atribuição ao Serviço de Extração de Informações Estatísticas da 1ª Instância;

c)       conferir migração de dados para o banco de dados;

d)      solicitar elaboração de novos relatórios estatísticos à DGTEC;

e)      prestar informações em processos administrativos em assuntos como: extinção, criação e elevação de Comarcas/Serventias; especialização/desmembramentos de serventias; estudos sobre questões geográficas, econômicas e outras relativas ao funcionamento do Judiciário Fluminense;

f)       confeccionar anuários estatísticos com dados da produtividade de Juízes e serventias;

g)      fornecer relatórios estatísticos à COMAQ para instrução de processos administrativos a serem decididos em sessão e à Comissão de Juizados Especiais (COJES);

h)      supervisionar a criação de gráficos demonstrativos e comparativos com base em dados estatísticos extraídos dos sistemas de informática;

i)        estabelecer mecanismos de coleta, organização e disseminação de informações sobre os dados estatísticos do PJERJ;

j)        realizar estudos, visando à criação de parâmetros para as estatísticas;

k)      alimentar com dados estatísticos e informações administrativas o sistema Justiça em Números;

l)        gerir as solicitações da imprensa referentes a dados estatísticos do judiciário estadual, encaminhadas por meio do Departamento de Comunicação e Relacionamento com a Mídia;

m)    gerenciar, estabelecer critérios e manter atualizadas as estatísticas referentes aos Juizados dos Aeroportos, bem como extrair relatórios estatísticos dessa base de dados;

n)      fornecer à Corregedoria¿Geral da Justiça relatório unificado referente aos magistrados candidatos à promoção a Desembargador;

o)      coordenar as atividades que forem delegadas ao Serviço de Extração de Informações Estatísticas da 1ª Instância.

 

 Art. 270. O Serviço de Extração de Informações Estatísticas da 1ª Instância, da Divisão de Coleta e Tratamento de Dados, tem as seguintes atribuições:

a)      elaborar relatórios estatísticos baseados em dados extraídos dos sistemas de informática;

b)      emitir e enviar relatórios estatísticos de acordo com solicitações originadas de diversos órgãos internos e externos;

c)       prestar informações em processos administrativos;

d)      criar gráficos demonstrativos e comparativos com base em dados estatísticos extraídos dos sistemas de informática;

e)      atender às solicitações da imprensa referentes a dados estatísticos do judiciário estadual, encaminhadas por meio do Departamento de Comunicação e Relacionamento com a Mídia;

f)       fornecer à Corregedoria¿Geral da Justiça os devidos relatórios estatísticos, referentes aos magistrados candidatos em editais de promoção/remoção;

g)      executar atividades que lhe forem delegadas pelo Diretor da Divisão de Coleta e Tratamento de Dados.

 

 Art. 271. Cabe à Divisão de Análise de Indicadores:

a)      acompanhar dados estatísticos com o objetivo de propor a criação/elevação/extinção de comarcas e serventias judiciais;

b)      criar glossário com definições precisas dos termos utilizados na análise estatística;

c)       acompanhar resultados das decisões tomadas pelas comissões, como equiparação de competências, desdobramento, extinção de serventias, etc., para verificar se houve adequação às metas traçadas pelo Tribunal;

d)      analisar, instruir, elaborar pareceres, informações, minutas de projetos de lei, provimentos, resoluções;

e)      analisar, monitorar, operacionalizar e cadastrar as Metas Nacionais do Poder Judiciário;

f)       analisar a produtividade da serventias judiciais e magistrados para prestar informações à COMAQ e à Presidência, quando solicitadas.

 

Art. 272. O Serviço de Análise e Cadastro de Informações Gerenciais, da Divisão de Análise de Indicadores, tem as seguintes atribuições:

a)      gerenciar as Tabelas Processuais Unificadas (TPU) do CNJ e providenciar as alterações e inclusão de novos assuntos e movimentos, quando necessário;

b)      apoiar as serventias judiciais do Estado para dirimir dúvidas quanto à utilização das Tabelas Processuais Unificadas do CNJ;

c)       calcular objetivamente, segundo as normas do Conselho da Magistratura, a acumulação dos magistrados e enviar para aprovação à COMAQ;

d)      criar órgãos de cadastramento utilizados como chave de indexação;

e)      cadastrar as serventias judiciais criadas, instaladas e extintas, no Sistema de Informação da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ);

f)       controlar e fornecer acesso aos sistemas corporativos do CNJ, com as devidas orientações aos Magistrados de 1º e 2º graus;

g)      monitorar os cadastros de órgãos no Sistema de Controle de Acesso (SCA), bem como das interceptações telefônicas no SNCI;

cadastrar dados de: serventias judiciais, unidades organizacionais vinculadas à CGJ e Presidência, e ainda, unidades de apoio à 1ª e 2ª Instâncias, bem como manter atualizados, com a utilização do sistema histórico das serventias (SHS);