Publicador de conteúdo web

Manual da Direção do Fórum

O presente Manual tem o intuito de orientar, de forma objetiva e transparente, os serventuários do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro que atuam diretamente na assessoria das Direções dos Fóruns do Interior, dos Fóruns Regionais e das Serventias Isoladas, na prática de atos e rotinas concernentes aos procedimentos comuns administrativos, visando orientar e auxiliar nas tarefas, com vistas a garantir maior autonomia e, consequentemente, melhoria contínua dos indicadores de desempenho do PJERJ.

O Poder Judiciário passa por restruturações, adequando suas Rotinas Administrativas (RAD) e desenvolvendo novos métodos informatizados de trabalho. Neste sentido, o presente Manual, na busca por contribuir com a uniformização dos procedimentos administrativos, as necessidades imediatas atreladas às atividades de cada Direção, prioriza dois importantes fatores: a distância existente entre as Comarcas do Interior, Fóruns Regionais e Serventias Isoladas em relação ao Centro Administrativo do PJERJ, na Comarca da Capital, bem como a dimensão estrutural desta E. Corte, compreendendo inúmeros serviços, atrelados a diversas Diretorias caracterizadas por especificações próprias para cada área de atuação.

É sabido que as rotinas das Serventias Isoladas e das Direções dos Fóruns não se exaurem com a elaboração de um Manual. Ao contrário, este representa apenas uma iniciativa, já que o trabalho de uniformização e auxílio é permanente. O que se propõe é a interação e a continuidade, de modo a assegurar a constante atualização do presente Manual, cujas revisões e alterações serão periodicamente submetidas à apreciação Superior do PJERJ.

Cabe ressaltar que o presente trabalho estará sempre atrelado às necessidades apontadas pelos usuários envolvidos, no intuito de obter retornos essenciais e condizentes com a realidade. Neste sentido, quaisquer sugestões, informações e/ou dúvidas poderão ser encaminhadas à Divisão de Apoio a Foros Regionais e do Interior - DIAFO, através do e-mail diafo@tjrj.jus.br.

Por fim, apresentamos nossos cordiais agradecimentos pelo empenho e auxílio das Diretorias que, de maneira voluntária, contribuíram para a produção deste Manual, que é parte de um projeto maior para o biênio de 2013/2014 e por meio do qual se pretende fortalecer ainda mais a interação, a presteza e a continuidade dos serviços prestados pelo Poder Público.