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Departamento de Desenvolvimento de Pessoas - DEDEP - Atribuições

O DEDEP tem como atribuições:

  • Propor e realizar ações de gestão de pessoas no Poder Judiciário, propiciando aos servidores e colaboradores a aplicação eficaz de seus conhecimentos e habilidades, com foco nos objetivos institucionais;
  • Atuar como órgão técnico e fiscal de todos os convênios que envolvam o estágio de estudantes;
  • Propor a realização de concurso público para provimento de cargo efetivo e de admissão nas atividades notariais e/ou registrais;
  • Auxiliar na elaboração de minutas de resolução e de edital para realização de concursos públicos;
  • Propor critérios à fixação da lotação nas unidades do Poder Judiciário.


MISSÃO

Propor e realizar ações de captação, ambientação e desenvolvimento de pessoas, contribuindo para o alcance de melhores resultados institucionais.


VISÃO

Obter o reconhecimento dos usuários como Unidade Organizacional que promove a captação, ambientação e desenvolvimento de pessoas no Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro



Diretor (a): Elmira Maria Dos Santos Rocha Padilha

Endereço: Centro Administrativo do Tribunal de Justiça - Praça XV de Novembro, nº 2, salas 104 e 107 - Centro - Rio de Janeiro - CEP: 20010-010

Telefone: (21) 3133-7745

e-mail: dedep@tjrj.jus.br


O Departamento de Desenvolvimento de Pessoas compreende as seguintes Divisões:

- Divisão de Captação;

- Divisão de Desenvolvimento e Ambiência Organizacional.

 

- Divisão de Captação - DICAP

Atribuições:

  • Prover o Poder Judiciário de servidores e colaboradores necessários ao seu funcionamento;
  • Propor a realização de concurso público para o provimento de cargos efetivos, bem como a convocação dos candidatos aprovados;
  • Assessorar a Administração Superior na elaboração de normas reguladoras de concursos públicos;
  • Supervisionar a implementação das ações dos serviços a ela subordinados.

Telefones: (21) 3133-7650/ (21) 3133-7383 (FAX)
e-mail:  dedep.dicap@tjrj.jus.br


 

 

A Divisão de Captação compreende os seguintes Serviços:

- Serviço de Concursos Públicos;

- Serviço de Administração do Programa de Estágio;

- Serviço de Administração de Colaboradores.

 

- Serviço de Concursos Públicos

 Atribuições:

  •  Auxiliar na elaboração de minutas de resolução e de edital para realização de concursos públicos;
  •  Cadastrar concursos e respectivos aprovados, atualizando seus dados e mantendo atualizadas as informações em sistema;
  • Gerenciar a convocação e recepcionar os candidatos habilitados em concurso;
  • Analisar os documentos comprobatórios do preenchimento dos requisitos necessários ao provimento do cargo;
  • Elaborar os Atos Executivos de investidura e de nomeação;
  • Processar os requerimentos formulados por candidatos referentes às alterações e atualizações cadastrais;
  • Fornecer certidões de aprovação em concurso público;
  • Operacionalizar a realização de concurso público para admissão nas atividades notariais e/ou registrais, instruindo e acompanhando os processos pertinentes;
  • Recepcionar os candidatos aprovados no concurso público para admissão nas atividades notariais e/ou registrais para escolha dos serviços ofertados, elaborar os Atos Executivos de Delegação e analisar os documentos comprobatórios do preenchimento dos requisitos necessários ao exercício da atividade notarial e de registro;
  • Cadastrar os dados básicos e iniciais dos delegatários de serviços extrajudiciais.

Telefones: (21) 3133-7432

e-mail: dedep.secoc@tjrj.jus.br
e-mail: dedep.secan@tjrj.jus.br


 


- Serviço de Administração do Programa de Estágio

Atribuições:

  • Atuar como órgão técnico e fiscal de todos os convênios que envolvam o estágio de estudantes;
  • Elaborar o plano de trabalho nas tratativas de formalização dos convênios que envolvam estágio de estudantes com ou sem repasse de verba;
  • Gerenciar o cadastro e a folhar de pagamento de estagiários;
  • Executar serviços referentes à designação e lotação de estagiários;
  • Emitir documento de identificação de estagiário;
  • Emitir declaração acerca da atuação de estagiário.

Telefones: (21) 3133-7649 / (21) 3133-7650
e-mail: dedepestagiários@tjrj.jus.br

 

- Serviço de Administração de Colaboradores

Atribuições:

  • Gerenciar o cadastro de colaboradores: Conciliadores e Juízes de Paz;
  • Executar serviços referentes à designação, à nomeação e ao encaminhamento de colaboradores;
  • Emitir documento de identificação de colaborador;
  • Emitir certidão ou declaração acerca da atuação de colaborador.

Telefones: (21) 3133-7652
e-mail: dedep.seadm@tjrj.jus.br

 


- Divisão de Desenvolvimento e Ambiência Organizacional

Atribuições:

  • Estabelecer critérios e promover a gestão do desempenho dos servidores do Poder Judiciário;
  • Planejar e elaborar novas formas de desenvolvimento profissional;
  • Realizar a gestão da ambiência organizacional através do estabelecimento de ações que contribuam para motivar, ambientar e comprometer os servidores e colaboradores do PJERJ;
  • Supervisionar a implementação das ações dos serviços a ela subordinados.

Telefones: (21) 3133-7651
e-mail: dedep.diamo@tjrj.jus.br
dedep.disen@tjrj.jus.br  

 

 

A Divisão de Desenvolvimento e Ambiência Organizacional compreende os seguintes Serviços:

- Serviço de Desenvolvimento Profissional e Gestão do Desempenho;

- Serviço de Recrutamento, Seleção e Lotação;

- Serviço de Ambiência e Acompanhamento de Pessoas.

 

- Serviço de Desenvolvimento Profissional e Gestão do Desempenho

Atribuições:

  • Definir as competências requeridas para os papéis profissionais do PJERJ;
  • Desenvolver e coordenar o Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores;
  • Elaborar e aplicar metodologia para a avaliação especial de desempenho de novos servidores;
  • Realizar o mapeamento das competências, talentos e potencial alimentando o Banco de Talentos do Poder Judiciário;
  • Estabelecer, em articulação com a ESAJ, as trilhas de desenvolvimento específicas para os papéis profissionais do PJERJ;
  • Analisar os resultados das avaliações de desempenho e recomendar a realização de ações de desenvolvimento;
  • Propor e coordenar, em articulação com a ESAJ, programas de desenvolvimento para gestores e servidores tendo em vista as demandas institucionais.

Telefones: (21) 3133-7655
e-mail: dedep.seged@tjrj.jus.br
dedep.sedep@tjrj.jus.br

 

- Serviço de Recrutamento, Seleção e Lotação

Atribuições:

  • Elaborar e manter atualizada a descrição de cargos e funções da estrutura do PJERJ;
  • Propor critérios para fixação da lotação das unidades organizacionais do PJERJ;
  • Manter atualizado o quadro de vagas das unidades organizacionais do PJERJ;
  • Realizar a movimentação de servidores, de acordo com o sistema de gestão das competências e os critérios estabelecidos pela Administração Superior;
  • Realizar seleção interna de servidores, com base em competências, para prover às unidades administrativas de pessoal adequado ao perfil funcional de cada cargo;
  • Receber os servidores selecionados através de processo seletivo e aloca-los nas respectivas vagas;
  • Estruturar e gerenciar o Banco de Talentos do PJERJ.

Telefones: (21) 3133-7646
e-mail: selom@tjrj.jus.br



 

 

- Serviço de Ambiência e Acompanhamento de Pessoas

Atribuições:

  • Elaborar e conduzir o programa de recepção, ambientação e adaptação de novos servidores;
  • Elaborar e conduzir programa de ambientação de readaptados e servidores com deficiência de todas as unidades do PJERJ;
  • Elaborar e aplicar metodologia própria à entrevista de desligamento voluntário e compulsório;
  • Gerenciar o programa de preparação para aposentadoria de servidores;
  • Realizar levantamento da percepção e expectativas dos servidores quanto ao seu ambiente de trabalho e da instituição
  • Promover ações que estimulem o bem-estar, a motivação e o comprometimento de servidores e colaboradores do PJERJ;
  • Estabelecer programas que contribuam para atenuar barreiras atitudinais e comportamentais que impeçam ou dificultam as mudanças institucionais requeridas;

Telefones: (21) 3133-7651
e-mail: dedep.seape@tjrj.jus.br
dedep.segor@tjrj.jus.br