Publicador de conteúdo web

O primeiro baile de máscaras em um teatro no Rio de Janeiro

Para começar, quem iria imaginar, por exemplo, que, no terreno onde fica esse imponente palácio, no qual funciona o Museu da Justiça, realizou-se, em meados do século XIX, o primeiro baile de máscaras em um teatro carioca?! Pois foi por meio de pesquisas em livros e jornais antigos que os historiadores descobriram que, no Brasil, pierrôs, colombinas e outros mascarados surgiram na época do Império, principalmente na cidade do Rio de Janeiro. Os tempos eram outros, um período em que ainda não se ouvia falar em museus, e os alegres bailes de máscaras, realizados em hotéis, sociedades dançantes e até em casas particulares, iam, aos poucos, substituindo os inconvenientes entrudos, chamados de "bárbaros, incontroláveis e violentos" pela imprensa da época.

É o ano de 1846. O local é o Teatro São Januário, como passara a se chamar o antigo Teatro da Praia de Dom Manuel. Da coxia, uma mezzosoprano italiana, Clara Delmastro, faz uma aposta considerada de risco: transformar o local no cenário de uma grande festa de Momo nos dias 21 e 24 de fevereiro. A inspiração vinha de Paris, pois, nessa época, os bailes de máscaras empolgavam a Cidade Luz.

Para surpresa da cantora, a elite da sociedade carioca respondeu com muita disposição e entusiasmo. Esse evento, sem precedentes na Corte, teve efeitos que perdurariam por mais de um século, pois os bailes carnavalescos em teatros se multiplicaram pelos centros urbanos de todo o país, mesmo após a demolição do Teatro São Januário, em 1868.

No início da década de 20, naquele mesmo terreno, foi construído o prédio que hoje conhecemos como o antigo Palácio da Justiça. À sua esquerda, ao lado da Lâmina III do Tribunal de Justiça, vemos uma pracinha. Ninguém imagina, mas ali ficava o chamado Beco do Teatro, para onde se voltaram os olhos de muitos mascarados que chegaram às janelas do São Januário, para descansar e tomar um pouco de ar fresco, nos intervalos entre as quadrilhas, valsas e polcas!

Imagem - Baile de Máscaras

O Museu da Justiça fica na Rua Dom Manuel, 29 - Centro - Rio de Janeiro - RJ, dentro do Antigo Palácio da Justiça.
Mais informações, no site www.tjrj.jus.br, link Institucional / Museu da Justiça / Exposições e Eventos e/ou Visitas Guiadas.
Tels.: (21) 3133-2515/3553 - Fax.: (21) 3133-3548
e-mail: digco@tjrj.jus.br