Publicador de conteúdo web

O ofício de Lacerda comunicando a renúncia de Jânio

Além de processos de valor histórico e de casos curiosos que envolvem a Justiça, os pesquisadores do Museu da Justiça encontraram documentos reveladores de fatos que marcaram a história do Brasil, como o ofício PG (Palácio Guanabara) de nº 2.102, expedido no dia 25 de agosto de 1961 e assinado pelo governador do antigo Estado da Guanabara, Carlos Lacerda.

No ofício, Lacerda comunica ao desembargador Oscar Accioly Tenório, presidente do Tribunal de Justiça da Guanabara, que acabara de receber um telegrama do ministro da Justiça, Oscar Pedroso Horta, no qual informava estar se dirigindo "ao Congresso Nacional, a fim de entregar a renúncia do presidente Jânio Quadros ao cargo de Presidente da República", e lhe recomendava que adotasse "as medidas de segurança cabíveis".

Ciente da notícia que abalaria o País, Lacerda garante a manutenção da ordem ao desembargador-presidente "O Governo do Estado cumprirá seu dever, na garantia da ordem pública, para assegurar a continuidade do regime democrático".

Clique aqui para visualizar o ofício de Carlos Lacerda - arquivo no formato pdf.

Foto do Governador Carlos Lacerda
 

O Museu da Justiça fica na Rua Dom Manuel, 29 - Centro - Rio de Janeiro - RJ, dentro do Antigo Palácio da Justiça.
Mais informações, no site www.tjrj.jus.br, link Institucional / Museu da Justiça / Exposições e Eventos e/ou Visitas Guiadas.
Tels.: (21) 3133-2515/3553 - Fax.: (21) 3133-3548
e-mail: digco@tjrj.jus.br