Publicador de conteúdo web

Dez crimes que chocaram o Rio de Janeiro

 

Em 1976, a vítima era uma mulher, a socialite Ângela Diniz, assassinada pelo namorado Doca Street. Quatro anos depois, era a vez de um homem, o publicitário Paulo Sérgio ser morto pela companheira, a atriz Dorinha Durval. Mais tarde, já na década de 1990, a tragédia atingiu indiscriminadamente homens e mulheres: 21 inocentes foram executados por PMs na Chacina de Vigário Geral. Esses são três exemplos retratados pela repórter Maria Elisa Alves, do GLOBO, na série Dez crimes que chocaram o Rio de Janeiro, publicada de 22 de outubro de 2015 a 2 de janeiro de 2016.

São histórias que marcaram o imaginário da população carioca - e, por que não dizer brasileira - por sua barbaridade e que ganham uma retrospectiva nesta exposição. Como não se indignar com Neide Maia Lopes, que por sua crueldade ficou conhecida como a Fera da penha, após matar uma menina de 4 anos, filha do amante? Como não se chocar com a morte de Cláudia Lessin Rodrigues, espancada, estrangulada e jogada nas pedras da Avenida Niemeyer? Como se esquecer do rosto sorridente do menino Carlinhos, que foi sequestrado aos dez anos e até hoje não reapareceu?

A mostra em cartaz reconstitui anda as mortes de Aída Curi, Mônica Granuzzo e Daniella Perez, assim como revisita o caso em que o tenente Bandeira foi acusado de ter matado um bancário que tivera relacionamento com sua namorada. Aqui, o espectador relembra as vítimas e os réus, acompanha os desdobramentos dos crimes, rememora - ou descobre - quais as sentenças e vê como a arte retratou, por meio de livros, filmes e músicas, os acontecimentos.

Dez tramas que ficaram guardadas na crônica policial carioca e que são recontadas agora em fotos, textos, reproduções de páginas de jornal e nos processos relativos aos crimes - documentos históricos preservados pelo Tribunal de Justiça que ajudam a manter viva a memória de capítulos importantes do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro.

Mauro Ventura

Jornalista e escritor

Diretor-Geral da DGCOM

 

SERVIÇO:

Lâmina Central - Fórum da Capital

Av. Erasmo Braga, 115 | 4º andar - Hall dos Elevadores

Centro - Rio de Janeiro

De 2ª a 6ª, das 13:30h às 17:30h

 

08 - Sacopã


Visualizar versão em PDF

 

07 - Mônica Granuzzo


Visualizar versão em PDF
06 - Dorinha Duval


Visualizar versão em PDF

 

05 - Cláudia Lessin


Visualizar versão em PDF

 

04 - Daniella Perez


Visualizar versão em PDF
03 - Carlinhos


Visualizar versão em PDF

 

02 - Ângela Diniz


Visualizar versão em PDF

 

01 - Aida Curi


Visualizar versão em PDF