Museu da Justiça: visitas mediadas e exposições em Niterói para adultos e crianças

A visita feita pelo Museu da Justiça fala de vários vitrais, entre eles, o da deusa Têmis, que muito impressiona as pessoas.  As exposições em cartaz no Centro da Memória Judiciária de Niterói podem ser vistas individualmente ou durante os passeios guiados.

O Museu da Justiça do Rio convida para mais um passeio mediado por educadores ao Antigo Palácio da Justiça, que conta histórias do Judiciário fluminense e do prédio eclético clássico, que teve finalizada a sua construção em 1926. As pessoas interessadas podem fazer o agendamento da visita que ocorre nestas terça, dia 30 (às 14h) e quarta, dia 31 (às 11h e às 14h), pelos telefones (021) 3133-3532/3497 ou pelo e-mail exposicoes@tjrj.jus.br. O evento é gratuito.

Além das tradicionais visitas mediadas, o Museu da Justiça realiza, também, oficinas pedagógicas para turmas de alunos de primeiro e segundo segmentos do ensino fundamental. Nelas, as crianças, de sete a 11 anos, percorrem os espaços históricos e participam, de maneira educativa e muito divertida, de brincadeiras dirigidas com jogos interativos (caça-palavras, jogo da memória e outros), que ensinam a esse público infantil a entender um pouco do Direito, da mitologia grega relacionada à Justiça e do próprio Poder Judiciário.

Visitas e exposição em Niterói

O Centro da Memória Judiciária de Niterói é uma outra opção de lazer e cultura, com atividades de visitas guiadas ¿ com a duração de 60 minutos ¿ e exposições. Três delas estão, atualmente, em cartaz e são: "Projeto Memória do Poder Judiciário", que fala da Justiça nacional e estadual de outras épocas; "Dom João VI e a Justiça em Niterói", que destaca o papel desempenhado pelo monarca na criação da Vila Real da Praia Grande, origem da cidade de Niterói; e a "A Justiça e sua Simbologia". O acesso às atividades é grátis.

A Instituição, que é administrada pelo Museu da Justiça, fica na Praça da República, s/nº  ¿ Centro de Niterói, dentro do antigo Palácio da Justiça, e funciona de segunda a sexta, das 11h às 18h. Mais informações, pelos telefones 3002-4284/4285 ou pelo e-mail museudajustica.niteroi@tjrj.jus.br.

O Museu da Justiça é uma unidade vinculada à Diretoria Geral de Comunicação Institucional (DGCOM), do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.