Alunos da Veiga de Almeida conhecem o Antigo Palácio da Justiça

O grupo de alunos no Tribunal do Júri, tendo ao centro a professora Francesca Cosenza e a educadora do Museu Teresinha de Sousa.  A exposição Mulher, Direito e Sociedade: o feminino na construção da justiça chamou a atenção dos estudantes.

Estudantes do curso de Direito da Universidade Veiga de Almeida conheceram, na tarde dessa quarta-feira, dia 9, aspectos históricos do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. A visita guiada foi feita pela educadora Teresinha de Sousa, do Museu da Justiça do Rio, que percorreu com o grupo de 14 alunos, dos 7º ao 10º períodos, as instalações do Antigo Palácio da Justiça. Para a maioria deles, o passeio guiado teve um significado diferente, já que era a primeira vez que visitavam o antigo prédio da Justiça.

Segundo a responsável pelo grupo, a professora de Prática Jurídica e Direito Civil, Francesca Cosenza, a visitação ao Antigo Palácio da Justiça do Rio faz parte do aprendizado do Núcleo de Prática Jurídica da faculdade. "É uma visita cultural, em que os alunos aprendem a conhecer a história do Direito ligada à mitologia, de forma lúdica, e também, têm noções de como o nosso Direito está enraizado no Direito Romano", explicou.

A professora disse ainda ter gostado muito de ver as Ordenações Filipinas (1603), na biblioteca do Museu da Justiça, já que é matéria muito falada em de sala de aula. "Fiquei emocionada", comentou.

Roteiro

Num passeio de aproximadamente uma hora, os estudantes conheceram o hall de entrada; o Salão dos Passos Perdidos ¿ onde encontra-se uma parte da exposição "Mulher, Direito e Sociedade: o feminino na construção da justiça"; o Tribunal do Júri; o Salão Nobre; a Biblioteca, com suas obras raras, e o Salão dos Espelhos, onde conferiram a segunda parte da mostra. A visita foi finalizada no suntuoso Tribunal Pleno, no 3º andar do antigo prédio.

O Museu da Justiça é um órgão vinculado à Diretoria-Geral de Comunicação Institucional (DGCOM), do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Está localizado na Rua Dom Manuel, 29, Centro, no Antigo Palácio da Justiça.O horário de funcionamento é das 11h às 18h.

Mais informações sobre, clique aqui.