24/09 - Alunos da Estácio de Sá visitam Centro da Memória Judiciária de Niterói

Alunos da Estácio de Sá visitam Centro da Memória Judiciária de Niterói

O Centro da Memória Judiciária de Niterói recebeu alunos da Universidade Estácio de Sá  Campus São Gonçalo e Niterói. A visita guiada, com duração de 60 minutos, foi orientada pelo educador Marcos Villas Bôas. A instituição é administrada pelo Museu da Justiça, unidade vinculada à Diretoria-Geral de Comunicação Institucional (DGCOM) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

A coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Estácio de Sá, Maria de Fátima da Cruz, acompanhou os alunos durante a visita. O passeio complementa o que eles aprendem nas salas de aula, principalmente na matéria ¿História do Direito'. É importante que eles tenham contato com a parte histórica, o que ajuda a compreender a estrutura do Poder Judiciário', disse.

Durante o passeio, os estudantes conheceram o Tribunal do Júri e o salão do Tribunal Pleno do Antigo Palácio de Justiça de Niterói. No Salão de Exposições, puderam contemplar três mostras: Projeto Memória do Poder Judiciário'; Dom João VI e a Justiça em Niterói', que destaca o papel desempenhado pelo monarca na criação da Vila Real da Praia Grande, origem da cidade de Niterói, e A Justiça e sua Simbologia'.

A visita também permitiu aos participantes conhecer os arredores do Centro da Memória, que possui um conjunto de prédios públicos com relevância histórica, como por exemplo, a Câmara Municipal e a Biblioteca Pública Estadual de Niterói.

O Centro da Memória Judiciária de Niterói fica na Praça da República, s/nº, no Centro, no antigo Palácio da Justiça, e funciona de segunda a sexta, das 11h às 18h. Os interessados em fazer a visita histórica ao antigo Palácio da Justiça de Niterói podem se inscrever pelos telefones (21) 3002-4284 e (21) 3002-4285 ou pelo e-mail: museudajustica.niteroi@tjrj.jus.br. São aceitos grupos de até 30 pessoas, por sessão.