Museu da Justiça: visitas guiadas nestas terça e quarta ao Antigo Palácio da Justiça

O Museu da Justiça do Rio funciona dentro do Antigo Palácio da Justiça, de segunda a sexta, das 11h às 18h.  Um dos locais que chamam a atenção do público é o plenário do antigo Tribunal do Júri.

O Museu da Justiça do Rio convida para mais uma semana de visitas guiadas pelos suntuosos salões e corredores do Antigo Palácio da Justiça, nestas terça, dia 1º de outubro (às 14h) e quarta, dia 2 (às 11h e às 14h). Os passeios têm a duração de 60 minutos e são mediados por educadores da instituição. Podem se inscrever grupos de até 40 pessoas, mediante agendamento feito pelos telefones (021) 3133-3532/3497 ou pelo e-mail exposicoes@tjrj.jus.br.

Os interessados, na ocasião, poderão conhecer um pouco mais sobre a história do Poder Judiciário fluminense, além de admirar a beleza arquitetônica e os aspectos históricos do prédio que teve a sua obra concluída em 1926.

Os visitantes terão ainda a oportunidade de conferir a recém-inaugurada Oficina Jurídico-Pedagógica, destinada a crianças de 7 a 12 anos; a Biblioteca de Obras Raras, que conta com 2.706 títulos; e as salas de exposição de ambiente judiciário, das décadas de 1950 a 1970, e de mobiliário forense, localizadas no 3º andar do antigo prédio.

Além disso, está aberta ao público a exposição ¿Mulher, Direito e Sociedade: o feminino na construção da Justiça', que tem por objetivo apresentar um olhar diferente sobre o universo feminino dentro do Judiciário. A mostra ¿ composta por 62 painéis e dividida em dois núcleos ¿ já recebeu, desde a sua inauguração no mês passado, cerca de 250 visitantes. Um dos seus destaques é o núcleo que aborda crimes de repercussão estadual e nacional, tendo mulheres como vítimas, com julgamentos acontecidos no antigo Tribunal do Júri, como os casos Aída Cury, Claudia Lessin Rodrigues e Daniela Perez.

Todos os eventos são gratuitos.

O Museu da Justiça é uma unidade vinculada à Diretoria-Geral de Comunicação Institucional (DGCOM) e fica na Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio de Janeiro, no Antigo Palácio da Justiça.O horário de funcionamento é das 11h às 18h.