Centro da Memória Judiciária de Niterói recebe alunos da Estácio de Sá

O Centro da Memória Judiciária de Niterói fica na Praça da República, s/nº - no Centro, dentro do antigo Palácio da Justiça  Alunos da Universidade Estácio de Sá visitaram o Centro da Memória Judiciária de Niterói

Alunos da faculdade de Direito da Universidade Estácio de Sá- Campus São Gonçalo participaram de visita guiada realizada na última sexta-feira, 30 de agosto, no Centro da Memória Judiciária de Niterói. A instituição é administrada pelo Museu da Justiça, unidade vinculado à Diretoria Geral de Comunicação Institucional (DGCOM) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Durante a visita, os participantes conheceram o Tribunal do Júri e o salão do Tribunal Pleno do Antigo Palácio de Justiça de Niterói. No Salão de Exposições, puderam contemplar três mostras: "Projeto Memória do Poder Judiciário", "Dom João VI e a Justiça em Niterói", que destaca o papel desempenhado pelo monarca na criação da Vila Real da Praia Grande, origem da cidade de Niterói, e "A Justiça e sua Simbologia".

O passeio, com duração de 60 minutos e orientado pelo educador do Centro da Memória, Marcos Villas Bôas, possibilita aos visitantes conhecer também os arredores do local, que possui um conjunto de prédios públicos com relevância histórica, como por exemplo, a Câmara Municipal e a Biblioteca Pública Estadual de Niterói.

A coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Estácio de Sá, Maria de Fátima Ferreira da Cruz, considerou a visita proveitosa, destacando a relevância das informações históricas adquiridas pelos alunos durante o passeio.

O Centro da Memória Judiciária de Niterói fica na Praça da República, s/nº - no Centro, dentro do antigo Palácio da Justiça, e funciona de segunda a sexta, das 11h às 18h. Os interessados em fazer a visita histórica ao antigo Palácio da Justiça de Niterói podem se inscrever pelos telefones (021) 3002-4284/4285 ou pelo e-mail: museudajustica.niteroi@tjrj.jus.br. São aceitos grupos de até 30 pessoas, por sessão.