Museu da Justiça do Rio convida para passeio histórico no Antigo Palácio

O Museu da Justiça é uma unidade vinculada à Diretoria-Geral de Comunicação Institucional e fica na Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio de Janeiro, dentro do Antigo Palácio da Justiça.

Alunos da faculdade de Direito da Universidade Estácio de Sá- Campus São Gonçalo participaram de visita guiada realizada na última sexta-feira, 30 de agosto, no Centro da Memória Judiciária de Niterói. A instituição é administrada pelo Museu da Justiça, unidade vinculado à Diretoria Geral de Comunicação Institucional (DGCOM) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Nas terças e quartas-feiras, o Museu da Justiça do Rio promove uma verdadeira viagem histórica pelos suntuosos salões e corredores do Antigo Palácio da Justiça. A visita guiada, realizada por educadores da instituição, destaca a beleza arquitetônica e os aspectos históricos do prédio, além de permitir ao participante conhecer um pouco mais sobre a história do Poder Judiciário fluminense.

Com duração de 60 minutos, a visita tem início nas escadarias do Antigo Palácio da Justiça. Ao longo do passeio, os visitantes têm a oportunidade de conhecer o Salão dos Passos Perdidos, onde familiares, jornalistas e curiosos se reuniam nos intervalos dos julgamentos, o I Tribunal do Júri, o Salão dos Espelhos, a Sala da Câmara Isolada, entre outros espaços.

Desde agosto, o Museu conta com quatro novos recintos: a Oficina Jurídico-Pedagógica, destinada a crianças de 7 a 12 anos, a Biblioteca de Obras Raras, que conta com 2.706 títulos, as salas de exposição de Ambiente Judiciário nas décadas de 1950 a 1970 e de Mobiliário Forense. Além disso, os visitantes podem percorrer a mostra "Mulher, Direito e Sociedade: o feminino na construção da Justiça", que tem por objetivo apresentar um olhar diferente sobre o universo feminino dentro do Judiciário.

A estudante de Direito Nathaly Carvalho participou de uma visita guiada. "Sempre quis ser juíza. O Museu da Justiça mexe com meu sonho e desperta em mim disciplina e foco para alcançar meus objetivos", disse.

Os encontros ocorrem todas as terças (às 14h) e quartas-feiras (às 11h e às 14h). Os interessados podem inscrever-se pelos telefones (021) 3133-3532/3497 ou pelo e-mail: exposições@tjrj.jus.br.A entrada é gratuita. O Museu da Justiça é uma unidade vinculada à Diretoria-Geral de Comunicação Institucional e fica na Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio de Janeiro, dentro do Antigo Palácio da Justiça.