Publicador de conteúdo web

Informações Gerais

As visitas mediadas ao Antigo Palácio da Justiça, promovidas pelo Museu da Justiça, possuem um enfoque histórico-educativo.

A atividade é realizada por historiadores e museólogos, que percorrem os espaços históricos e artísticos do prédio, construído, em 1926, para sediar o Tribunal da Corte de Apelação do Distrito Federal.

Ao longo do percurso, são analisadas a decoração externa e interna, cuja simbologia está associada à filosofia e à História do Direito e da Justiça.  Os visitantes percorrem, também, temas associados ao espaço arquitetônico, entre eles o processo de urbanização do Centro da cidade, a arquitetura histórica do Rio de Janeiro e, ainda, a História da Arte, do Direito e da Justiça no Brasil.

A visita procura construir junto com o público, por meio do diálogo e de ações educativas diversas, um conhecimento significativo a partir do patrimônio histórico e cultural.
 

As visitas mediadas duram aproximadamente 60 minutos e acontecem mediante agendamento prévio para grupos, pelo telefone (021) 3133-3814 ou pelo e-mail: dgcom.segam@tjrj.jus.br. O número máximo de pessoas, por sessão, é de 40. A entrada é franca.