Publicador de conteúdo web

Ouvidor Geral

Andréa Maciel Pachá é Juíza desde 1994 e atualmente titular da 4ª. Vara de Órfãos e Sucessões, graduada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1985.

Foi Conselheira do CNJ no biênio 2007/2009, presidente da Comissão de Acesso à Justiça e Conciliação. Coordenou a criação e implantação do Cadastro Nacional de Adoção e a implantação das Varas de Violência contra a Mulher em todo o país, sendo, também responsável pelo Movimento Nacional pela Conciliação.

Recebeu o Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz, do Senado Federal pelo trabalho no enfrentamento à violência contra a mulher, no ano de 2009.

Secretária Geral e Vice-Presidente da Amaerj (2002/2003 e 2004/2005). Diretora de Direitos Humanos da AMB (2004/2005) e Vice-Presidente de Comunicação da AMB (2005/2007) onde coordenou as campanhas "Mude um Destino" voltada para as crianças abrigadas aguardando adoção, " Simplificação da Linguagem Jurídica" e "Eleições Limpas". Associada à InternationalAssociationofWomenJudges, apresentou trabalhos nos Congressos de Sidney, Panamá, Seoul e Londres, voltados para os direitos do gênero.

Integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (2006) e do Conselho Consultivo do Centro de Defesa dos Direitos Humanos desde 2007.

Atua fortalecendo a interlocução entre a sociedade e o Judiciário e é autora de artigos publicados em jornais e revistas de circulação nacional, abordando temas de interesse social.

No final de 2012 publicou o livro de crônicas "A vida não é justa" com histórias observadas ao longo de 15 anos como titular da 1ª. Vara de Família de Petrópolis.

Já lecionou Direito de Família na Universidade Católica de Petrópolis e na Universidade Estácio de Sá. Participa de Seminários na Emerj,integrando o Forum Permanente de Direito e Psicanálise.