Portlet Navegacao Esquerda

Publicador de conteúdo web

Uni-Duni-Tê

OBJETO:

O projeto Uni-Duni-Tê visa aproximar o Poder Judiciário da população infanto-juvenil, através das Escolas dos Municípios do Estado do Rio de janeiro, levando conhecimento sobre o funcionamento do Poder Judiciário e outras instituições que compõem o Sistema de Garantias de Direitos da Infância e da Juventude, bem como noções gerais sobre a Constituição Federal Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Torcedor, Código Ambiental e Violência Doméstica.

DESEMPENHO ESPERADO:

  • Responsabilidade e mobilização do Poder Judiciário e de Escolas Municipais do Rio de Janeiro para a conscientização de conceitos de cidadania e justiça e prevenção da criminalidade na juventude.

     

  • Aproximação da justiça como parte do conteúdo para o desenvolvimento da cidadania e pertencimento à sociedade.

     

  • Compreensão da cidadania como meio de participação e transformação social , assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e social.

     

JUSTIFICATIVAS:

Vivemos em um contexto marcado pelos elevados índices de exclusão social de uma parcela significativa da população, que se acha às margens dos direitos essenciais à dignidade da pessoa humana que, por este motivo, tem o exercício da sua cidadania limitado ou inibido.

A escola, um veículo de excelência para programar conceitos referentes aos cidadãos, levando-os à reflexão crítica de toda a comunidade escolar (alunos, profissionais da educação, pais, responsáveis e servidores das escolas).

O Projeto Uni-Duni-Tê visa o desenvolvimento e apresentação de temas transversais relacionados ao exercício da cidadania, de acordo com o planejamento pedagógico e com as necessidades e curiosidades dos jovens participantes.

Visa, ainda, expandir conceitos básicos sobre cidadania, justiça e leis específicas, aos jovens alunos. Incentivar esse segmento a compreender sua função e responsabilidade enquanto ser social e a conscientização de suas atitudes no seu dia-a-dia como indivíduo, na família e comunidade, sociedade.   

ANÁLISE COMPARATIVA (CENÁRIO ATUAL X CENÁRIO FUTURO ESTIMADO):

Com a implantação do projeto, estima-se informar, o maior número possível de jovens sobre cidadania e justiça, através de ações conjuntas entre o Poder Judiciário e a Secretaria Municipal do local previamente escolhido para o projeto.

BENEFÍCIOS QUE O PROJETO GERA PARA O PJERJ:

O projeto visa levar às escolas conceitos de cidadania e justiça com estratégia de prevenção e conhecimento das leis e temas transversais, contribuindo para que os jovens alunos estejam informados e preparados para o exercício pleno da cidadania.

A ação se inscreve nas afirmativas do PJERJ, tendo por alvo jovens da 9°série do ensino fundamental, matriculados na rede municipal de ensino, preferencialmente em comunidade menos favorecidas, por não disporem em alguns casos de referência aos direitos individuais e sociais.

Além disso, integra o Poder Judiciário a comunidade em seu entorno, fortalecendo a sua responsabilidade social e consolidando a importância do Tribunal de Justiça na sociedade.