Autofit Section
A assistente virtual do TJRJ para advogados
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 23/09/2022 12:27
Chatbot IETE é usado como suporte para advogados e partes do processo tirarem dúvidas sobre Processo Judicial Eletrônico (PJe)

Os advogados com dúvidas sobre o funcionamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe) podem agora recorrer à IETE, a assistente virtual do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

Desenvolvido em parceria com a Microsoft, a IETE já vem sendo utilizada por magistrados e servidores desde o fim do ano passado. A assistente funciona pelo sistema de chatbot: o usuário digita sua dúvida e a assistente virtual apresenta soluções que podem resolver o problema.

Com a expansão da IETE, a ideia é auxiliar advogados ao usarem o PJe e agilizarem suas demandas na tramitação processual, o que também contribui para o TJRJ refinar a prestação jurisdicional.

"O Tribunal não economiza esforços e concentra suas atenções para oferecer a assistência devida aos advogados”, afirma o presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.

O nome IETE presta uma homenagem a primeira desembargadora do Tribunal, Iete Bomilcar Ribeiro de Souza Passarella. A fase piloto do projeto teve início em 15 de dezembro do ano passado em três juizados da Capital (1º, 7º e 21º Especiais Cíveis) e nos Juizados Especiais Cíveis de Miguel Pereira e Nova Iguaçu. Desde março, a IETE foi estendida a todas as serventias que operam o PJe.