Autofit Section
Tribunal de Justiça do Rio, Ministério Público e FGV entregam laptops a jovens participantes de projetos sociais do Judiciário fluminense
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 04/10/2022 19:47

Foto posada de três participantes do projeto 'Jovens Mensageiros' com as caixas dos laptops nas mãos.                                    Participantes do projeto 'Jovens Mensageiros' exibem os laptops que ganharam em cerimônia simbólica no Salão Nobre do TJRJ 

 

“O laptop é um presente que veio em ótima hora. Vai me ajudar no trabalho aqui no Tribunal, na minha faculdade de Educação Física, na minha vida como um todo”. A fala é de Luiz Carlos de Souza Marcolino, de 19 anos, participante do projeto ‘Jovens Mensageiros’ do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e um dos contemplados com a entrega de 30 computadores doados pelo Ministério Público em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A cerimônia simbólica foi realizada nesta terça-feira (4/10) no Salão Nobre do Tribunal de Justiça do Rio.  

Os aparelhos doados serão distribuídos entre os participantes dos programas sociais desenvolvidos pelo Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape) do TJRJ, como o ‘Jovens Mensageiros’, que contempla jovens de 18 e 24 anos oriundos de famílias de baixa renda e de situação social de risco. Através do programa, eles são inseridos no mercado de trabalho para exercerem atividade de mensageiros no Poder Judiciário.  

A diretora do Deape, Rosiléa Di Mais Palheiro, explicou que o critério adotado para a distribuição dos computadores será o empenho nos estudos. “Vamos presentear quem se dedica com afinco aos estudos, seja um curso profissionalizante ou faculdade. Aqui abrimos a porta para mundo, mas quem traça o caminho são eles”, destacou.

“A função do Tribunal é ajudar na resolução de conflitos. Quando ações sociais são realizadas, evitamos que conflitos sejam gerados na nossa sociedade. O Judiciário precisa ser proativo e contribuir com o social, como é o caso do projeto Jovens Mensageiros, um trabalho profícuo realizado pelo Deape”, disse o presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.  

Quem também esteve presente na cerimônia foi o ex-presidente do TJRJ no biênio 2007/2008 e membro do Conselho Diretor da FGV, desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro.  

“É uma honrar estar nesta casa para a entrega desses computadores. Em tempos modernos como os de hoje, esses instrumentos são importantíssimos no nosso dia a dia. Tenho certeza que ajudará quem não tem condição de adquirir um e será muito bem aplicado”, previu o desembargador.  

Para o promotor de Justiça do Ministério Público do Rio José Marinho Paulo Júnior, a doação é uma valiosa contribuição para a sociedade.  

“O Tribunal de Justiça do Rio sempre foi muito comprometido com ações sociais e estar aqui hoje é um momento de muita satisfação. Com a entrega dos laptops estamos consagrando um ciclo iniciado aqui no Judiciário fluminense”.  


IA/FS

Foto: Felipe Cavalcanti/TJRJ