Autofit Section
Comitiva do TJ do Paraná vem conhecer projetos do TJRJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 04/08/2021 20:37

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, recebeu nesta quarta-feira (4/8) o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto;  o diretor-geral da Escola Judicial do Paraná, desembargador Ramon de Medeiros Nogueira, e os juízes Ruy Alves Henriques Filho, vice-diretor da Escola Judicial, e Anderson Ricardo Fogaça, auxiliar da Presidência. A comitiva do TJPR veio conhecer as ações desenvolvidas pelo Poder Judiciário fluminense para melhorar a produtividade e o uso de tecnologia para a atividade-fim.

Após visitarem o plenário do Tribunal Pleno, o presidente Henrique Carlos de Andrade Figueira explicou que seria feita uma apresentação do TJRJ aos magistrados do Paraná, destacando os projetos que vêm sendo desenvolvidos nas áreas jurisdicional e de responsabilidade social. “Tenho muito orgulho do trabalho que estamos fazendo priorizando essas duas vertentes”, afirmou. 

Em seguida, a diretora do Departamento de Gestão Estratégica e Planejamento Michele Vieira de Oliveira mostrou como funciona a estrutura organizacional do Tribunal do Rio. Na sequência, a juíza auxiliar da Presidência Daniela Bandeira de Freitas falou sobre a criação do Núcleo de Inovação do Poder Judiciário (LABLEXRIO), que visa desenvolver instrumentos, ferramentas e inovações que possibilitem dar mais celeridade à prestação jurisdicional, e a parceria com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) para realização de acordos pré-processuais.

A magistrada explicou ainda como funcionam os projetos de identificação de precedentes (3ª Vice-Presidência), do Balcão Virtual, do Gabinete Virtual e de digitalização e indexação de processos físicos. “Nós começamos a gestão com 28,4% de acervo físico e, hoje, nós temos 21,82%. A ideia é até o final da gestão digitalizar 100% do acervo físico ainda existente”, anunciou. 

A diretora-geral de Estatística e Apoio à Jurisdição Alessandra Fabrício Anátocles da Silva Ferreira e o diretor do Departamento de Informações Gerenciais da Prestação Jurisdicional Rodrigo de Oliveira Rocha abordaram o aumento da produtividade, a redução do acervo geral e sobre a redução da taxa de congestionamento e do resultado de iniciativas como mutirões e grupo de sentença.

Depois foi a vez do diretor-geral de Gestão de Pessoas Gabriel Albuquerque Pinto apresentar os programas de matrizes de competências, de formação integral de gestores, de incentivo à aposentadoria, e de assistência aos servidores por meio do Amil Espaço Saúde. 

Na sequência, a diretora do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade Rosiléa Di  Masi Palheiro contou quais são e como funcionam os projetos de responsabilidade social do TJRJ, tais como Estudar para Qualificar, Jovens Mensageiros, Justiça pelos Jovens, Justiça Cidadã, Pais Trabalhando, Arte e Inclusão, Alocação de Recursos de Prestação Pecuniária, Bem me Quer, Casamentos Comunitários, entre outros.

“O Justiça pelos Jovens é com jovens infratores. São meninos que trabalham com carteira assinada e têm todos os direitos trabalhistas garantidos e que ficam conosco dois anos. Quando eles saem, um ano depois, nós consultamos a folha de antecedentes criminais (FAC) para saber se eles respondem a algum processo criminal e alcançamos o índice de NÃO reincidência de 85%”, explicou. 

O presidente do TJ do Paraná pediu a palavra para agradecer pela oportunidade de imersão na realidade do Poder Judiciário fluminense. “Eu gostaria de parabenizá-los pelo trabalho desenvolvido. Isso nos traz motivo de orgulho e um sentimento de compreensão das atividades do Poder Judiciário”, completou o desembargador José Laurindo de Souza Netto.

Galeria de Imagens