Autofit Section
Desembargador Antonio Duarte recebe a medalha de Honra da Magistratura Fluminense
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 09/08/2021 17:03
O presidente do TJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, entregou certificado e medalha ao desembargador Antonio Duarte
​​​​​

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio abriu a sessão desta segunda-feira, dia 9/8, com uma homenagem ao desembargador Antonio Eduardo Ferreira Duarte, que participou hoje de sua última sessão no colegiado. O magistrado, que completa 75 anos no próximo dia 16 de agosto, recebeu o Diploma e a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense das mãos do presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.

“O desembargador Duarte é um exemplo de quem se dedicou de corpo e alma à magistratura e fará muita falta. Mas poderá olhar para trás com a certeza de que cumpriu sua missão”, afirmou o presidente do TJRJ.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, foi o escolhido para falar em nome de todo o Tribunal e contou a trajetória do colega desde seu nascimento na cidade de Além Paraíba, em Minas Gerais, passando por sua chegada ao Tribunal de Alçada em 1995 e ao Tribunal de Justiça do Rio no final desse mesmo ano. No TJ, Antonio Duarte foi presidente da 3ª Câmara Criminal, membro do Conselho da Magistratura e primeiro e terceiro vice-presidente, nos biênios 2009/2010 e 2011/2012, respectivamente.

“É sempre triste o momento da despedida, porém ela faz parte da vida. Há tempo para crescer; há tempo para produzir, e há tempo para recolher os frutos. O desembargador Duarte está na fase de recolher os frutos de seu trabalho, após sua trajetória como um magistrado probo, íntegro e competente”, afirmou o corregedor.

Muito emocionado, o desembargador Antonio Duarte agradeceu às homenagens. “Deixo esta Casa depois de 26 anos. Advoguei durante 25 anos. A vida foi me levando até que decidi concorrer ao Quinto Constitucional para o Tribunal de Alçada. Tempos depois, fui promovido, por antiguidade, ao Tribunal de Justiça do Rio, onde passei a integrar a 3ª Câmara Cível.

“Eu construí aquilo que eu queria construir. Se foi muito ou se foi pouco, foi o que eu quis”, concluiu o desembargador Antonio Duarte, ao final de sua despedida.

O desembargador Antonio Duarte participou de sua última sessão do Órgão Especial nessa segunda, 9
 

Foto: Felipe Cavalcanti/ TJRJ

SF/ FS

Galeria de Imagens