Autofit Section
Museu da Justiça do Rio disponibiliza processos envolvendo a família imperial e a nobreza brasileira
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 30/08/2021 15:15

Pesquisadores e amantes da história do Brasil ganharam mais um aliado na busca pela preservação e democratização da divulgação de acontecimentos jurídicos envolvendo personagens da família imperial e da nobreza brasileira. 

O Museu da Justiça do Tribunal de Justiça do Rio está restaurando, digitalizando e disponibilizando para consulta pública processos civis e criminais, além de outros documentos históricos envolvendo personagens que desempenharam importantes papéis na política e economia brasileira e que também evidenciam aspectos do cotidiano da sociedade no período imperial e no início da República. 

Já estão disponibilizadas para consulta 109 dos mais de 300 processos envolvendo duques, marqueses, condes, viscondes e barões. Em breve, esses autos digitalizados começarão a ser reunidos no relançamento do Catálogo de Processos da Nobreza, que também está sendo atualizado e passará a ser virtual. O trabalho é minucioso e realizado folha a folha com materiais e equipamentos adequados.

Além dos processos da nobreza, também podem ser acessados informações sobre crimes de grande repercussão, ações de liberdade de escravos, registros sobre livros e atos administrativos e judiciários, entrevistas e documentos doados ao Museu da Justiça.

Em 2020, com as restrições impostas pela pandemia, foram registrados 3.231 acessos de pesquisas aos documentos digitalizados. O acesso é aberto a qualquer pessoa e deve ser feito pelo terminal de consulta da página do Museu da Justiça, no portal do TJRJ. 

 Para acessar o acervo virtual do Museu da Justiça clique aqui.

SF/FS

 

Galeria de Imagens