Autofit Section
Convênio entre TJRJ e SPC permitirá mais celeridade e economia na prestação jurisdicional 
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 31/08/2021 19:17

Um sistema que permitirá aos juízes e servidores cadastrados ter acesso a dados atualizados para a intimação de partes, como endereços e telefones, além de poder consultar, incluir ou excluir restrições relativas a pendências financeiras, facilitando a celeridade da prestação jurisdicional. Isso será possível com o novo sistema SPC Jud, apresentado nesta terça-feira (31/8) ao presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, pelo presidente do Serviço de Proteção ao Crédito Brasil (SPC Brasil) do Rio de Janeiro, Carlos Monjardim.  

Na reunião, foram destacadas vantagens como velocidade, segurança e economia, além de facilidade de autonomia em relação ao sistema atual de envio de ofícios para a prestação de informações. A plataforma também evita fraudes e torna a tramitação de documentos mais rápida e sustentável.  

“Vamos tocar este convênio. É uma grande ajuda para a prestação jurisdicional”, afirmou o presidente do TJRJ. 

O novo sistema já foi implantado no Tribunal de Justiça do Amazonas e a previsão é de que o TJRJ seja o segundo tribunal do país a utilizá-lo. O banco de dados, que tem um acervo de 67 milhões de cadastros de pessoas físicas, 216 milhões de cadastros de pessoas jurídicas e uma média de 50 milhões de consultas por mês, será utilizada sem custo pelo Poder Judiciário fluminense. 

Participaram também da reunião a juíza auxiliar da Presidência Daniela Bandeira de Freitas, a coordenadora do Departamento de Relações Inter Governamentais do SPC Brasil, Bianca Robles, entre outros.  

SP/FS