Autofit Section
Judiciário fluminense e Unicef acertam parcerias para proteção da infância e juventude
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 29/03/2023 22:57

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, recebeu nesta quarta-feira (29/3) o novo representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, o mauritano Youssouf Abdel-Jelil. O encontro tratou do estreitamento das parcerias entre as duas instituições e o desenvolvimento de novas ações para a proteção de crianças e jovens contra a violência.  


“Esse encontro é muito importante, porque dá continuidade a uma parceria do Unicef com o Tribunal de Justiça na atenção à área infanto-juvenil e aos adolescentes.  O Unicef tem muito a nos ajudar em fluxos e em programas de trabalho.  E nós, em contrapartida, no fornecimento de dados estatísticos para eles”, afirmou o presidente do TJRJ. 


Dentre os compromissos assumidos como prioridade pelo Tribunal de Justiça, o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo destacou a conclusão do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), cujas obras estão em andamento na Rua Ceará, na Leopoldina, em terreno cedido pelo Governo do Estado.  


No NAI, o adolescente que cometer um ato infracional receberá, de forma unificada, o atendimento integrado do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Polícia Civil, com assistentes sociais e psicólogas. No mesmo espaço, o jovem terá a oportunidade de passar por uma capacitação profissionalizante. 


“O NAI é um dos compromissos de campanha, cuja construção começou na administração passada. Trabalhamos com a determinação de inaugurar o complexo no ano que vem.  Estamos contando agora com o auxílio do Unicef nos treinamentos e nos fluxos de programas”, disse o presidente do Tribunal. 


Para o representante do Unicef, Youssouf Abdel-Jelil, que assumiu o cargo há dois meses, o Tribunal de Justiça do Rio é um parceiro estratégico.   


“Acreditamos que o Tribunal seja um parceiro fundamental para a defesa dos direitos das crianças no Brasil, particularmente no Rio de Janeiro.  E também cremos que a criação desta Vara para proteção das crianças é também um evento muito importante”. 


Participaram também do encontro a desembargadora Daniela Brandão Ferreira, presidente da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e Juventude e Idoso (Cevij), a juíza-auxiliar da Presidência Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros; o chefe de Advocacia e Comunicações do Unicef no Brasil, Sonia Keo; a coordenadora do Unicef no Rio de Janeiro, Luciana Phebo; o oficial da área de Proteção à Criança, Marcos Kalil, e a especialista de comunicação do Unicef no Brasil, Immaculada Prieto. 


AB/FS
 
Foto: Rasane Naylor/TJRJ