Autofit Section
Caso João Pedro: 4ª Vara Criminal de São Gonçalo ouve testemunhas de acusação
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 24/05/2023 21:05

O juízo da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo ouviu nesta quarta-feira (24/5) seis policiais federais, arrolados pelo Ministério Público, que participaram da operação que terminou com a morte de João Pedro Mattos, de 14 anos, na Comunidade do Salgueiro, em São Gonçalo, em 2020.

 A juíza Juliana Ferraz Krykhtine marcou uma nova audiência para o dia 12 de julho para ouvir as testemunhas de acusação restantes.

O interrogatório dos réus, os policiais civis Mauro José Gonçalves, Maxwell Gomes Pereira e Fernando Meister, denunciados por homicídio, será no dia 02 de agosto. 

Por videoconferência, o delegado da Polícia Federal Carlos Faria, chefe da operação, disse que o destacamento de Brasília foi requisitado pela Superintendência da PF do Rio de Janeiro. O objetivo era cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão contra os traficantes conhecidos como Hello Kity, Faustão e 20 anos. 

De acordo com o delegado, a operação foi planejada em dois dias e contou com o auxílio das polícias civil e militar, que já tinham mais experiência na área, considerada de risco. 

Faria afirmou que nenhuma das equipes da Polícia Federal  foi à casa onde estava o adolescente. E que os agentes permaneceram na comunidade, já que tinham outra operação no dia seguinte. 

Os outros cinco agentes confirmaram que nenhum policial federal foi à casa onde estava João Pedro, que ficaram apenas no local apontado pela inteligência como residências dos traficantes. 

Ao contar que as equipes da PF sequer entraram em confronto e troca de tiros, os agentes explicaram e elucidaram os protocolos e táticas utilizados durante essas operações.

Processo nº: 0040480-71.2021.8.19.0004

JGP/MB