Autofit Section
Justiça Cidadã inaugura 32ª Turma Regular
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 12/03/2018 20:25

O programa Justiça Cidadã, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), deu início nesta segunda-feira, dia 12, às aulas da 32ª Turma Regular, com apresentação da desembargadora Cristina Tereza Gaulia, no auditório Nelson Ribeiro Alves, localizado no 4° andar da Lâmina I do Fórum Central. O curso é destinado a líderes comunitários, que recebem noções de Direito, Justiça e Cidadania para mediar conflitos nos locais onde vivem. O projeto visa propor um encontro entre o cidadão e os representantes do Poder Judiciário através do diálogo.

“Muitas vezes, nós magistrados, não conhecemos a vida das pessoas, e é importante essa troca. Este é o lugar para se aprender. Esclarecer o juridiquês que dificulta o acesso à informação para o público. Só é cidadão quem tem acesso aos seus direitos, quem é bem informado”, esclarece a desembargadora.

Ao longo do curso serão abordados 19 temas, ministrados por palestrantes voluntários de diferentes ocupações no meio jurídico, como magistrados, promotores, defensores públicos, servidores e professores. Entre os assuntos estão Violência Doméstica, Direito da Família, Direito Constitucional e a Responsabilidade Civil, além da Audiência de Custódia, que não constava na turma anterior. Para a assistente social da Prefeitura de São João de Meriti, Ana Cristina de Oliveira, que atende vítimas de violência doméstica, assistir à palestra foi esclarecedor.

“Tive acesso a informações preciosas, termos jurídicos que assistia pela televisão e não fazia ideia do que se tratava. Desde o significado de um tribunal do júri e os profissionais envolvidos a termos como o significado da palavra jurisprudência. É importante adquirirmos mais informação para entendermos melhor o que está acontecendo no país, destaca.

O encerramento do curso, no dia 23 de maio, também estará a cargo da desembargadora Cristina Tereza Gaulia, que abordará o Direito do Consumidor. O projeto foi iniciado em 2004 como um programa de formação continuada que visa promover a inclusão social e o exercício da cidadania responsável, crítica e consciente

O programa Justiça Cidadã é coordenado pela magistrada e operado em parceria com o Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape). Os interessados em participar nas próximas turmas podem se inscrever através dos telefones 3133-2054 e 3133-2804. 

SV/AB

Foto: Brunno Dantas/ TJRJ

Galeria de Imagens