Autofit Section
CCMJ participa da 16º Semana de Museus
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 15/05/2018 13:19

O Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ) fará parte da rede de espaços culturais que participarão da “16ª Semana de Museus”, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O tema escolhido para esse ano: “Museus Hiperconectados - novas abordagens, novos públicos” incentiva o uso da tecnologia para conexão das instituições museológicas com antigos e novos públicos.

O CCMJ reúne as atividades museológicas e culturais promovidas pelo Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. Sua missão é preservar e difundir a memória do Judiciário, além de cultivar e disseminar, por meio da cultura e da arte, valores de Justiça, contribuindo com a pacificação social. A Agenda Cultural do PJERJ, realizada pelo CCMJ e desenvolvida desde janeiro de 2011, é gratuita e aberta ao público em geral e tem como objetivo principal fomentar a aliança saudável entre Judiciário e Sociedade, enriquecendo e ampliando a atuação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro como polo promotor de transformação social.

Para a Semana de Museus, o CCMJ preparou uma programação especial: visita mediada, oficina e visita técnica. De segunda a sábado, será oferecida uma série de sessões da visita “Da Pedra ao Palácio”, agendadas para grupos e abertas para público espontâneo, além da visita técnica “Acervos Conectados” e a oficina “Sentidos dos Juízos x Juízo dos Sentidos”. Todos os programas são gratuitos.

Fique conectado ao CCMJ:

* “Da Pedra ao Palácio” – Um percurso interativo ao encontro da justiça [Duração 1h20min]

Na visita conduzida por arte-educadores, o Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ) apresenta – de forma lúdica, dinâmica e interativa – a arquitetura, a história, as funções e algumas curiosidades do Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro (1926). O programa estimula o visitante a refletir, cultivar e disseminar valores de Justiça. De espaço em espaço, a pedra é esculpida em jogos com os visitantes, estimulando a reflexão sobre o significado da Justiça e da sua importância na vida em sociedade. Durante o percurso desenvolvem-se temas em torno da Arte, Memória, Cidadania, Direito e Justiça.

* “Acervos Conectados” [Duração 1h30min]

A oficina consiste na apresentação das atividades de conservação, organização e acesso aos bens históricos do Judiciário fluminense. A equipe de museólogos, arquivistas e historiadores apresentará o trabalho desenvolvido junto aos acervos textual, audiovisual, tridimensional e iconográfico. De acordo com o tema proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), será dada ênfase à ferramenta recentemente disponibilizada aos pesquisadores, a “consulta online”, que possibilita aos usuários o acesso a documentos históricos da justiça via digital.

A participação deverá ser agendada por e-mail (ccmj.seata@tj.rj.jus.br) ou pelo telefone (21)3133-3765.

* “Sentidos dos Juízos x Juízo dos Sentidos” [Duração 2h]

A partir de técnicas de improvisação e teatralização, a oficina estimula a reflexão comparativa entre o juízo comum, de julgamentos baseados unicamente nos sentidos; em contraposição ao juízo formal, estruturado por um sistema racional de julgamento. Durante a oficina, o grupo se depara com questões morais e éticas e tem que tomar decisões que envolvem temas fundamentais para o convívio em sociedade, como linchamento, barbárie, direitos humanos e cidadania.

CCMJ na Semana dos Museus, de 14 a 19 de maio

Agenda Cultural - Entrada Franca

Programação

14/5, segunda-feira

10h - “Acervos Conectados” – Visita Técnica ao acervo

14h - “Da Pedra ao Palácio” - Visita Mediada por arte-educadores

15/5, terça-feira

14h - “Da Pedra ao Palácio” - Visita Mediada por arte-educadores

16/5, quarta-feira

10h - “Acervos Conectados”- Visita Técnica ao acervo

15h - “Juízo dos Sentidos X Sentidos do Juízo” - Oficina mediada por arte-educadores

17/5, quinta-feira

14h - “Da Pedra ao Palácio” - Visita Mediada por arte-educadores

18/5, sexta-feira

14h - “Acervos Conectados” - Visita Técnica ao acervo

19/5, sábado

16h - “Da Pedra ao Palácio“ - Visita Mediada por arte-educadores

Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro (APJ-Rio)

Rua Dom Manuel 29 - Térreo – Centro - Rio de Janeiro - RJ

Telefones: 55 21 3133-2721 / 3133-3548.

 

SERVIÇO

CCMJ – Museu da Justiça- Centro Cultural do Poder Judiciário

16ª Semana de Museus – Museus Hiperconectados

De 14 a 19 de maio

Local: Antigo Palácio da Justiça

Antigo Palácio da Justiça

Rua Dom Manuel 29, Térreo, Centro, Rio de Janeiro - RJ

Telefones: 55 21 3133-3366 / 3133-3368

Entrada Franca