Autofit Section
Temporada do 'Música no Palácio' em Niterói começa com Quarteto de Cordas
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa do CCMJ em 25/05/2018 14:51

A abertura da temporada do programa “Música no Palácio” na cidade de Niterói acontecerá no dia 30, quarta-feira, às 18h, e terá como atração o já tradicional Quarteto de Cordas da UFF. Promovido pela Agenda Cultural do Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ) e com curadoria artística da Escola de Música da UFRJ, o primeiro concerto da temporada 2018 em Niterói será realizado no Salão Histórico do Tribunal Pleno, no Antigo Palácio da Justiça de Niterói, localizado na Praça da República s/nº, Centro. O programa é gratuito e as senhas serão distribuídas às 17h30m.   

O Quarteto de Cordas da UFF foi criado em 1985 pelos professores Paulo Bosísio (1º violino), Paulo Keuffer (2º violino), Nayran Pessanha (viola) e David Chew (violoncelo). Em 1988, o grupo gravou na BBC de Londres obras de compositores brasileiros. O Quarteto tem se apresentado nos mais importantes festivais de música do país, inclusive o Rio Cello Enconter e o Festival Conexões Musicais.  

Integram a formação atual do Quarteto os músicos: Tomaz Soares (1º violino), Ubiratã Rodrigues (2º violino), David Chew (violoncelo), Nayran Pessanha (viola - músico licenciado) e Jessé Máximo Pereira (viola – músico convidado).  

Promovido pelo CCMJ, o “Música no Palácio” estreou em 2011 no Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro. Em 2012, a Escola de Música da UFRJ passou a ser a responsável pela curadoria artística do programa. A partir de 2012, o maestro e professor Marcelo Jardim, diretor artístico da Escola de Música, passou a assinar a curadoria. A série privilegia a música de câmara, em suas variadas formações instrumentais e tradições musicais, abrigando uma das mais ativas programações de música erudita do Rio. Em 2017, o Museu da Justiça-Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ) inaugurou o programa no Antigo Palácio de Niterói (APJ-Niterói).   

O programa é gratuito e as senhas serão distribuídas às 18h30.   

 

Serviço:  

“MÚSICA NO PALÁCIO” – Concertos de Câmara  

30/05, 18h – Quarteto de Cordas da UFF  

Repertório: Obras de Mozart, Piazzolla, Ernst Mahle, Pixinguinha e João de Barro, Tom Jobim e Vinicius de Morais  

Tribunal Pleno, Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ-Niterói). Praça da República s/nº - Centro, Niterói – RJ/Telefones: 55 21 3002-4284/3002-4285  

Entrada Franca / Distribuição de senhas: 18h30.