Autofit Section
CCMJ apresenta documentário 'Plantão Judiciário' seguido de debate no dia 11
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 05/06/2018 10:55
Juízes Andréa Pachá e João Batista Damasceno vão debater com diretor do curta

O Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ) apresentará o documentário "Plantão Judiciário", de Daniel Brunet, seguido de debate com o diretor do filme e os juízes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) Andréa Pachá e João Batista Damasceno. A sessão será no próximo dia 11, segunda-feira, às 19h, na Sala Multiuso, no Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro (APJ-Rio), na Rua Dom Manuel 29, Centro.

O documentário mostra como as falhas nos sistemas de saúde público e privado trazem sofrimento à população e sobrecarregam a Justiça do Rio. Com 15m de duração, o filme apresenta o serviço do Plantão Judiciário do TJRJ por meio do acompanhamento de três casos. Em 2016, cerca de 40 pessoas foram atendidas por plantão e 90 por cento delas buscavam resolver problemas em unidades de saúde, como falta de vaga em CTI ou em centro cirúrgico.

O curta foi filmado durante um único plantão, na noite de 11 de outubro e na madrugada seguinte de 2016. Não houve qualquer contato prévio com as pessoas filmadas. Como o sistema de saúde fecha as portas, a população recorre ao Plantão Judiciário solicitando ordem judicial que determine a internação de seu parente. São casos de vida ou morte. Com o mandado expedido pela justiça em mãos, os cidadãos alimentam a esperança de que as transferências serão feitas. Mas é uma luta contra o tempo.

Daniel Brunet é jornalista e documentarista formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em 2002, começou a trabalhar como repórter na imprensa do Rio. Em 2017, quinze anos depois, fez sua estreia como diretor e roteirista, com o documentário "Plantão Judiciário" (2017). Carioca da Zona Norte, Daniel é pós-graduado em Análise de Políticas Públicas, pela UFRJ.

Completam a ficha artística e técnica do documentário: Chaiana Furtado (produção); Amara Barroso (direção de fotografia); Leo Nabuco (assistente de fotografia); Jô Lutério (som direto); Renato Arruda (montagem): e Dan Oliveira (edição de som).

SERVIÇO:

11/6 às 19h – Exibição do documentário "Plantão Judiciário", de Daniel Brunett seguida de debate com o diretor e os juízes Andrea Pachá e João Batista Damasceno.

Local - Sala Multiuso, Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ), Antigo Palácio da Justiça (APJ-Rio) Rua Dom Manuel 29, Térreo, Centro, Rio de Janeiro – RJ. Telefones: 55 21 3133-3366 / 3133-3368 - Entrada Franca.