Autofit Section
Cerimônia para iluminação especial no Cristo Redentor tem participação do TJRJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 05/06/2018 21:11
Evento fez parte das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Milton Fernandes de Souza, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Claudio Mello Tavares, participaram nesta terça-feira, dia 5, das comemorações, no Cristo Redentor, pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. A estátua, de 30 metros de altura, no alto do Morro do Corcovado, localizado no Parque Nacional da Tijuca, ficou iluminada na cor verde com o objetivo de chamar a atenção da população para promover uma reflexão sobre o atual estilo de vida. O Cristo Redentor está na lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco.

“Temos que trabalhar a união, a harmonia e desenvolvermos o que temos de bom para melhorarmos o estilo de vida. Considero a data de comemoração do Meio Ambiente perfeita para refletirmos e praticarmos o bem ao ecossistema”, disse o presidente.

A ação foi uma iniciativa do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape) e da Comissão de Políticas Institucionais para Promoção de Sustentabilidade (Cosus) do TJRJ. O corregedor-geral da Justiça, desembargador Claudio Mello Tavares, destacou a importância de criar uma base de cooperação mútua entre a Arquidiocese do Rio e o TJRJ para ações de sustentabilidade.

“Acho de suma importância esse projeto, e já está sendo encaminhado para que a ideia se concretize porque toda a sociedade colhe seus benefícios. O Poder Judiciário, além do aspecto jurisdicional, que tem como objetivo julgar os processos e conflitos de interesses, possui projetos como esse da sustentabilidade. É uma oportunidade estar aqui no Cristo Redentor, por ser católico praticante, no Dia Mundial do Meio Ambiente e ao mesmo tempo renovando a minha fé nesse local sagrado”, destacou o corregedor.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972 pela Assembleia Geral da ONU para marcar a abertura da Conferência de Estocolmo. É o principal dia das Nações Unidas para promover a conscientização e ações em todo o mundo em relação ao meio ambiente. Ao longo dos anos, tornou-se uma das maiores plataformas globais de divulgação pública, celebrada por milhões de pessoas em mais de 100 países. Seu objetivo é aproveitar ações individuais e transformá-las em poder coletivo que tenha um legado de impacto real e duradouro no planeta. O reitor do Santuário da Arquidiocese, Omar Raposo, considerou o encontro um momento de reflexão sobre a sociedade.

“A sustentabilidade está montada sobre um tripé, que são os dados econômico, social e do meio ambiente. É impossível pensarmos hoje em construção de uma sociedade sustentável sem passar pelas instituições estáveis, entre elas o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e a própria Igreja Católica. É uma grande alegria acender o Cristo Redentor na cor verde ao lado do presidente do TJRJ, do corregedor-geral de Justiça e de seus colaboradores, mostrando para todo o Rio de Janeiro que estamos unidos diante de uma bela perspectiva que é a perspectiva sustentável em busca de uma cidadania mais estável".

Ainda em comemoração ao mês do meio ambiente, uma distribuição de mudas de 150 espécies florestais nativas da Mata Atlântica será realizada no domingo, dia 10 de junho, na praça ao lado da Paróquia São José da Lagoa, das 11h ao meio-dia. Será uma iniciativa conjunta do Tribunal de Justiça do Rio com a Cedae.

SV/ JAB

Fotos: Luis Henrique Vicent/ TJRJ

Galeria de Imagens