Autofit Section
Val Marchiori é condenada a indenizar Ludmilla em R$ 10 mil
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 06/06/2018 08:53

A 3ª Vara Cível do Fórum Regional da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, condenou a socialite Val Marchiori a indenizar a cantora Ludmilla em R$ 10 mil. No carnaval de 2016, a funkeira, que desfilou como rainha da bateria do Salgueiro, foi alvo de um comentário considerado racista de Marchiori na Rede TV!, em que ela diz que o cabelo da cantora estava “parecendo um Bombril”.

Na sentença, a juíza Mariana Moreira Tangari Baptista observa que não há controvérsia sobre o fato, mas apenas quanto ao conteúdo ofensivo e racista do comentário feito pela apresentadora, cuja transcrição é a seguinte: “... a fantasia está bonita, a maquiagem... agora, o cabelo... Hello! Esse cabelo dela está parecendo um Bombril, gente!”.

Em sua defesa, Val Marchiori citou o direito à liberdade de expressão para justificar sua conduta e disse não ter criticado o cabelo de Ludmilla, e sim a peruca usada por ela. O argumento, porém, foi rechaçado pela juíza na sentença.

“O vídeo do programa está disponível na internet e nele está muito claro que a primeira ré insiste em comparar o cabelo da autora a um Bombril, ainda que os apresentadores do programa tenham tentado impedir que ela continuasse a ofender a autora, afirmando que se tratava de um aplique e não do cabelo da cantora”, escreveu a magistrada.

Ainda segundo a sentença, a liberdade de expressão deve ser exercida com responsabilidade, respeitando outros direitos constitucionalmente tutelados, notadamente o da dignidade da pessoa humana.

“O comentário feito por ela (Val Marchiori) não teve nenhum conteúdo jornalístico, informativo e útil para os telespectadores. Na verdade, foi um comentário depreciativo e racista, apto a causar dano moral à autora”, assinalou a juíza.

Veja a íntegra da sentença: https://goo.gl/pmVfLt

Processo 0002021-46.2016.8.19.0207

AB/SF