Autofit Section
Justiça Itinerante atende moradores da Praça Seca
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 09/06/2018 19:04
Iniciativa fez parte de ações conjuntas com Gabinete de Intervenção Federal


A semana dos namorados será especial para o casal Sylvia Regina e Isaías Rocha (foto acima). Graças ao atendimento do Justiça Itinerante, na Praça Seca, neste sábado, dia 9, ela tirou 2ª via da identidade e se casou com o companheiro.

“Vim fazer a identidade e fui informada sobre registro de casamento no ônibus. Chamei meu noivo e aproveitamos porque não precisamos pagar. O casamento perto do Dia dos Namorados foi um presente que ganhei”, comemorou com o anel na mão esquerda.

A formalização da união estável em casamento foi um dos serviços prestados pelo ônibus que atendeu na Vila Olímpica Professor Manoel José Gomes Tubino, no Mato Alto. A ação do TJRJ integra uma série de serviços prestados por órgãos públicos pelo comando da intervenção federal na Segurança Pública.

O general Braga Netto, interventor federal na área de segurança pública no Rio, ressaltou a iniciativa do TJRJ em proporcionar serviços para quem ainda se sente distante dos direitos garantidos a qualquer pessoa.

“O que tenho debatido e conversado nos altos níveis é que essas ações não podem se restringir a apenas quando as Forças Armadas fazem um mutirão. Isso deve ser uma preocupação constante do estado e do município, e isso o Tribunal tem feito de maneira eficaz”, disse.


A juíza Daniele Lima Pires, da 3ª Vara Criminal de Duque de Caxias, que participa do Justiça Itinerante há três anos, acredita ser uma oportunidade de aproximar o Poder Judiciário da população.

“A Justiça Itinerante cumpre muito bem o papel de atender as pessoas mais carentes. É necessário que esse trabalho seja na direção da construção de uma rede de assistência”, destacou a magistrada.

O juiz André Brito, da 2ª Vara Cível de Santa Cruz, participa do Justiça Itinerante desde 2015. Ele se surpreende com a reação de quem procura o Poder Judiciário.

“Estamos acostumados a fazer esse trabalho e resolver no mesmo dia as questões solicitadas, mas é sempre gratificante”, disse ele.

Em 2017, um total de 145.125 atendimentos foram realizados por meio de convênios entre o TJRJ e municípios em uma rede que conta com 25 postos regulares de atendimento.

SV/FB

Fotos: Felipe Cavalcanti/ TJRJ