Autofit Section
Presidente de Fórum da EMERJ abre debate do mito da democracia racial
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 20/06/2018 14:49

O Fórum Permanente de Estudos Interdisciplinares da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) promove, no próximo dia 28, um debate sobre a discriminação racial no Brasil. O encontro será aberto pelo desembargador Elmo Arueira, presidente do fórum.

A professora da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Ynaê Lopes dos Santos vai apresentar “Um Olhar Histórico sobre a Discriminação Racial no Brasil”. A segunda palestra será do ator, diretor, produtor e dramaturgo Rodrigo França, que vai abordar o “Racismo nas Artes”. A desembargadora Ivone Ferreira Caetano encerra o evento com o tema “O Preconceito na Adoção de Crianças”.

A democracia racial é um termo que denota a crença de alguns estudiosos de que, no Brasil, não haveria racismo ou discriminação racial. Dentro dos limites do conceito da democracia racial, a mobilidade social dos brasileiros poderia ser limitada por vários fatores, como gênero e classe, por exemplo, mas a discriminação racial seria considerada irrelevante. Já os críticos que se opõem à ideia afirmam que democracia racial é um mito. Muitos pesquisadores relatam estudos em que demonstram a discriminação generalizada nos campos do emprego, da educação e da política eleitoral, por exemplo.

O encontro “O Mito da Democracia Racial” é aberto ao público, e as inscrições devem ser feitas pelo site www.emerj.tjrj.jus.br

Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito, e poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação institucional da Emerj.