Autofit Section
Rede estadual de proteção às mulheres debate realização da Semana da Justiça pela Paz em Casa
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 19/07/2018 11:13

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar Tribunal de Justiça do Rio (COEM), coordenada pela desembargadora Suely Lopes Magalhães, reuniu nesta quarta, dia 18, a rede de enfrentamento à violência contra a mulher para divulgação da 11ª Edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa.

Para a juíza Adriana Ramos de Mello, membro da COEM, é fundamental o diálogo entre os serviços que atendem as mulheres tanto no estado como no município. “É importante debatermos as melhores formas de atendimento as mulheres vítimas de violência”, afirmou.

A magistrada explicou a necessidade das instituições se mobilizarem para a Semana da Justiça pela Paz em Casa. “As instituições devem promover campanhas, seminários, eventos. O Tribunal, por exemplo, irá realizar diversas ações, tais como: agenda cultural através do Centro Cultural (CCMJ) - com a realização de peças e concertos, minicurso sobre os Aspectos Práticos da Lei Maria da Penha para capacitação dos Oficiais de Justiça que atuam na competência Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, capacitação das equipes multidisciplinares na técnicas de entrevistas cognitivas voltadas para vítimas e testemunhas de violência sexual/doméstica, maior divulgação da Ouvidoria da Mulher do TJRJ, evento do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero da Escola da Magistratura do Estado do Rio Janeiro (EMERJ), disponibilização do Ônibus Violeta no Fórum Regional de Campo de Grande, entre outros”, destacou.

A Semana da Justiça pela Paz em Casa é um trabalho coordenado pela presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, desenvolvido pelos tribunais estaduais, que realizam mutirão de julgamentos e audiências de casos de violência doméstica contra as mulheres. A 11ª edição será realizada de 20 a 24 de agosto. Uma das novidades é o lançamento da nova identidade visual da campanha com a hashtag #Nãosecale, que tem sido utilizada nas mídias sociais desde o dia 12.

MPM/FB

Foto: Julio Cesar Guimarães/TJRJ