Autofit Section
TJRJ realiza processo participativo sobre metas do CNJ para 2019
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 23/07/2018 19:00

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) participa do processo de obtenção de opiniões e considerações sobre as Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2019. Cidadãos, advogados, servidores, magistrados e membros do Ministério Público e da Defensoria Pública podem participar, clicando aqui - http://www5.tjba.jus.br/gestaoparticipativa/ .

De acordo com o juiz auxiliar da Presidência do TJRJ, Gilberto de Mello Nogueira Abdelhay Júnior, a Rede pretende estimular o envolvimento e entender as prioridades da população - incluindo os operadores do Direito - para o Poder Judiciário. "É uma iniciativa que está adequada ao princípio democrático, de uma gestão participativa, nós contamos com a colaboração de todos no sentido de entrar e participar, pois é a primeira vez que nós estamos trabalhando desta forma", explica.

"Nós podemos estar focados em uma meta que é muito ligada ao tribunal perante à sociedade, mas para a sociedade pode haver metas consideradas igualmente importantes. Quando fazemos a pesquisa de participação, nós conseguimos entender qual a percepção da família jurídica em relação às necessidades da população", complementou o magistrado.

A pesquisa é padronizada nos 20 tribunais estaduais que a aderiram e ficará disponível até o dia 1º de agosto de 2018. Encerrado o prazo, os resultados serão analisados em cada estado e encaminhados ao CNJ, que irá avaliar as propostas apresentadas.

A iniciativa atende ao disposto na Resolução CNJ nº 221 de 2016, que institui princípios de gestão participativa e democrática na elaboração das metas nacionais do Poder Judiciário e das políticas judiciárias do Conselho Nacional de Justiça.

FB / SF