Autofit Section
Mediadores do TJRJ participam de oficina com mediadora da ONU
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 08/08/2018 18:18

Técnicas para lidar com impasses e promover a  paz foram apresentadas pela coordenadora do Fundo de Consolidação da Paz  de Guiné-Bissau, país da África Ocidental, que pertence à Organização das Nações Unidas. Janet Lynn Murdock  fez sua apresentação durante uma oficina promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça do Rio, nesta quarta-feira, dia, 8 na Escola de Administração Judiciária.

Janet Murdock é norte americana, cresceu no Brasil e está há dois anos na Guiné elaborando programas voltados para a pacificação. Ela explica que “na mediação a gente aprende uma série de técnicas e habilidades que servem para qualquer contexto. Seja para mediação na justiça, conflitos internacionais, problemas de família, todas as esferas sociais. Se nós aprendemos isso, nós podemos ser mais competentes para encarar o conflito”, explicou.

Foram oferecidas 30 vagas para a palestra, que vincula a mediação com a resolução de conflitos no ambiente internacional e ensina como usar ferramentas de mediação em diferentes contextos. A coordenadora apresentou um caso de impasse político fictício para serem debatidos métodos para superar o problema. A palestra é parte do Programa de Aprimoramento em Mediação do Nupemec, que tem como objetivo aperfeiçoar o trabalho dos mediadores, através de mais informações e novas técnicas.

De acordo com a mediadora, a consolidação da paz é um esforço para que o impasse não volte a acontecer. “Isso pode agilizar processos e negociações e diminuir ou acabar com os conflitos, e pode refletir nas esferas em que os mediadores trabalham no tribunal.  São ferramentas para superar esse momento em que as pessoas não conseguem se acertar, se comunicar”, afirmou.  

O Nupemec reúne mediadores especializados no tratamento de conflitos de interesses que incentivam a pacificação social. O Segundo Encontro de Mediadores está previsto para acontecer na cidade de Petrópolis, no interior do estado, nos dias 22 e 23 de setembro.

 

MPM / SF