Autofit Section
TJRJ inaugura Sala Lilás de Campo Grande no dia 10
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 03/09/2018 15:37

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), em parceria com o Governo Estadual do Rio de Janeiro por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde e da Secretaria de Estadual de Segurança Pública/Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, o Município do Rio de Janeiro por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e da instituição RioSolidario, vão inaugurar no próximo dia 10 de setembro, segunda-feira, às 11h30, no Instituto Médio Legal de Campo Grande, na Zona Oeste, a segunda Sala Lilás do estado. A medida faz parte da ampliação da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.

A região é considerada estratégica no combate à violência doméstica. Das 446 notificações registradas no município este ano, 41 exames/ atendimentos foram realizados nos últimos 15 dias, em Campo Grande.

Para a juíza responsável pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Bangu, Yedda Christina Ching San Filizzola Assunção, a Sala Lilás aprimora a humanização no atendimento à vítima de violência e estreita a articulação com as unidades de atenção primária em saúde, garantindo a continuidade do atendimento.

“O IML de Campo Grande abrange uma área muito grande, vai de Madureira até Santa Cruz e até outros municípios. O fluxo de atendimento deve superar 20 pessoas por dia. A ideia é que a vítima seja encaminhada da delegacia para a Sala Lilás, onde vai receber atendimento médico e psicológico, fechando um ciclo”, disse a magistrada.

A Sala Lilás é equipada com uma maca ginecológica para o atendimento à mulher, incluindo crianças (vítima de abusos sexuais), adolescentes e idosas. Também há quadros explicativos com a Lei Maria da Penha, a Lei do Feminicídio e os órgãos de proteção aos quais a mulher deve recorrer em caso de violência. Uma equipe formada por 2 enfermeiras e 1 assistente social do corpo de profissionais da SMSRIO está preparada para atender às vítimas.

Serviço:

Data: 10/09

Horário: 11h30

Local: Estrada do Mendanha, 1672, IML de Campo Grande

SV/FB

Foto: Divulgação/TJRJ