Autofit Section
Integrantes de projetos sociais têm aula sobre eleições
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 24/09/2018 17:42

O Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape) do Tribunal de Justiça do Rio promoveu nesta segunda-feira, dia 24, uma palestra sobre eleições, tendo como público alvo os participantes dos projetos sociais desenvolvidos.

Durante a palestra, o juiz Luiz Márcio Victor Alves Pereira, titular da 3ª Vara de Família de Jacarepaguá, explicou a rotina dos juízes eleitorais e regras de candidatura para os cargos nas eleições majoritárias e proporcionais. O palestrante também tirou dúvidas sobre a retirada do título de eleitor, votos brancos e nulos, da justificativa de ausência no dia da eleição as consequências para quem deixa de ir à urna.

“O eleitor precisa entender que o processo político não é uma via de mão única, mas sim dupla. É necessário que ele também se conscientize. Se a participação política está ruim, a população tem sua contribuição em relação a isso, sendo conivente com assistencialismo, e práticas políticas antigas, com o eleitor acostumado e de certa forma estimulando esses hábitos. Por isso, é importante que os jovens que vão começar a votar agora saiam desse círculo vicioso”, afirmou o magistrado.

MM/FB

Foto: Brunno Dantas/TJRJ