Autofit Section
Palestrante argentina defende versatilidade em aula para mediadores do TJRJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 29/10/2018 15:46

Crises e discussões são problemas constantes em ambiente de trabalho. Como evitar que pensamentos e atitudes diferentes possam gerar conflitos? De acordo com a mediadora argentina Gabriela Jablkowski, especialista em mediação de empresas, estudo e flexibilidade são primordiais para superar os problemas.

“O dever do mediador é criar um clima de lucidez e companheirismo por meio de muita pesquisa e análise. A gente deve estudar cada caso e então elaborar as metodologias necessárias para solucioná-lo, sempre com paciência para ouvir”, disse.

Gabriela ministrou uma aula nesta segunda-feira, dia 29, para mediadores capacitados pelo Núcleo Permanente de Soluções e Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Ao ser perguntada por um dos alunos sobre os resultados de seus trabalhos realizados com empresas na Argentina, ela destacou que é um processo que requer criatividade e intensidade, mas que vale a pena.

“Sei que o resultado foi bom quando nos agradecem e então nos dispensam”, disse, brincando. “A gente precisa deixar um ambiente sóbrio e de confiança, que saiba aprimorar os trabalhos sem precisar recorrer de novo aos mediadores”, completou.

A palestrante encerrou a aula com um apelo. Ela pediu que os mediadores transmitam mensagens conciliadoras e ajudem a propagar uma prática que privilegia o diálogo. Além de solucionar os problemas nas empresas, Gabriela também destacou como compromisso a formação de jovens mediadores, que tenham paciência, saibam ouvir e analisar com tranquilidade os desafios.

JGP/AB

Foto: Felipe Cavalcanti/TJRJ