Autofit Section
Deape promove palestra sobre câncer de mama
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 31/10/2018 20:46

 

A Dra. Sandra Gioia discursa na palestra sobre câncer de mama. Evento da Deape contou com tradução em Libras

 

O Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape) e o Departamento de Saúde do TJRJ realizaram nesta quarta, dia 31, uma palestra de conscientização sobre o câncer de mama, em razão das atividades relacionadas ao Outubro Rosa. Uma intérprete de Libras participou do evento, que contou também com a presença de deficientes auditivos interessados em saber mais sobre o tema.

Criada na década de 1990, a campanha do Outubro Rosa, tem como objetivo alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, já que, se identificada de imediato, são grandes as chances de cura, como concluiu a Dra. Sandra Gioia, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia.

A maioria dos casos que recebemos, cerca de 60%, são de pacientes com câncer de mama em estágio avançado. Campanhas como essa do Outubro Rosa podem ajudar a reverter essa situação, ” afirmou.

Apesar da campanha de divulgação do Outubro Rosa ter aumentado muito nos últimos anos, muitas mulheres deixam de fazer o diagnóstico, como alerta o Dr. Gilberto Amorim, membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

“ O diagnóstico precoce pode mudar a história dessas mulheres, a paciente talvez tenha a chance de realizar um tratamento oncológico mais simplificado, com a diminuição do sofrimento e uma cirurgia menos radical”, conclui Amorim.

MM/CHV

Fotos: Brunno Dantas