Autofit Section
Presidente do TJRJ defende digitalização de arquivos em encontro com Dias Toffoli
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 08/11/2018 19:09

                                                               Presidentes dos TJs se reuniram na quinta-feira, dia 8, com o ministro Dias Toffoli, presidente do CNJ

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Milton Fernandes de Souza, defendeu a virtualização dos arquivos da Justiça, durante encontro dos presidentes dos TJs dos estados, nesta quinta-feira, dia 8, em Brasília, com o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli.

Segundo o desembargador, a necessidade de se manter arquivos físicos onera demais o orçamento do tribunal. “Atualmente, somos obrigados a assegurar por 20 anos a guarda do processo físico. Se fosse um arquivo virtual, seria muito mais barato”, disse.

A reunião marcou o primeiro encontro de Toffoli com os presidentes dos tribunais estaduais, desde que o ministro assumiu a presidência do CNJ e do STF, e serviu para apresentar as prioridades de seu mandato, que termina em 2020. O enfrentamento à violência doméstica, a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e a política nacional de incentivo à mediação e à conciliação, foram os assuntos que dominaram as duas horas e meia de reunião, em que todos os representantes dos tribunais puderam se manifestar.

Dias Toffoli ressaltou a importância de se renovar o enfrentamento à violência doméstica como objeto de uma meta nacional a ser perseguida por toda a Justiça Estadual. “A sociedade tem-nos demandado o combate à impunidade dos autores desse tipo de violência, principalmente tendo em contato o crescimento do número de feminicídios. Esse é um dos pontos prioritários de nossa gestão”, afirmou. As metas nacionais dos tribunais serão definidas no XII Encontro Nacional do Poder Judiciário, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de dezembro em Foz do Iguaçu, Paraná.